quinta-feira, abril 18, 2024
Home Gestão Governo lança portal para acompanhar vacinação contra a Covid-19 no país

Governo lança portal para acompanhar vacinação contra a Covid-19 no país

por Redação
0 comentário

Como parte das ações da Campanha sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19 do Governo Federal, o Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 12, o Portal Brasil #PátriaVacinada. O objetivo é disponibilizar a todos os brasileiros um ambiente web exclusivo com informações atualizadas para acompanhar a distribuição e a aplicação de doses da vacina em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. O portal é uma iniciativa do Ministério e da Presidência da República, desenvolvido em parceria com o Serpro e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

“O Ministério da Saúde é e sempre foi a melhor referência para dados em relação, não só à pandemia da Covid-19, mas em relação às outras moléstias que espreitam a nosso sociedade, e também para nos comunicarmos melhor com a sociedade brasileira”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O novo portal foi apresentado no evento de lançamento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que vai atuar na coordenação das medidas executadas durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da pandemia de Covid-19. “Cabe ao órgão as ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19”, explicou o ministro.

Uma dessas ações foi a reformulação do antigo site Coronavírus, que evoluiu e se transformou no Portal Brasil #PátriaVacinada, com informações mais estratégicas e de fácil acesso ao cidadão. O novo ambiente disponibiliza dados atualizados sobre o número de doses distribuídas aos estados e municípios, a quantidade de pessoas que já foram imunizadas, tanto com a primeira dose quanto com a segunda, e, ainda, a expectativa de distribuição de vacinas para os próximos meses. No Portal, também é possível consultar as medidas que devem ser adotadas para prevenir a Covid-19, o número de leitos autorizados e medicamentos hospitalares enviados pelo país, além de informações sobre as vacinas adotadas pelo SUS e um grande material informativo, em texto e vídeo, sobre as ações de combate à pandemia.

O Portal será constantemente atualizado pelos técnicos do Ministério da Saúde com base nas informações repassadas pelos estados e municípios. Além do número de doses de vacinas adquiridas e aplicadas, o portal traz, ainda, informações dos valores despendidos pelo Governo Federal com a ação, status das vacinas que estarão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), cronograma detalhado das entregas e, também, um quadro comparativo da evolução de vacinados no Brasil e no mundo.

Transformação Digital

O Brasil #PatriaVacinada está integrado ao portal gov.br e ao Datasus. O Portal é um ambiente de acesso livre a qualquer cidadão do Brasil e do mundo para disponibilizar informações seguras e fidedignas sobre as ações do governo brasileiro no enfrentamento à Covid-19. “O Governo está promovendo uma grande transformação digital para facilitar a vida das pessoas e acelerar o desenvolvimento do Brasil, e isto inclui a saúde dos brasileiros. Nossas soluções digitais aumentam a disponibilidade de serviços públicos aos cidadãos, elevando a eficiência na implementação das políticas públicas. Estamos usando tecnologia plone/react para que o portal seja a fonte de informação sobre a evolução da vacinação em todo o Brasil”, afirma o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

“O gov.br já é uma das maiores plataformas de governo do mundo e entrega 4,3 mil serviços públicos a 100 milhões de brasileiros. Neste momento, em que lançamos o Portal de Vacinação para a Covid-19, reafirmamos a transparência de nossas ações e a priorização do combate à desinformação”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside