InovaçãoNewsNewsletter

Rastreamento de contatos: nova solução digital chega para proteger os trabalhadores de serviços essenciais

0

A pandemia da Covid-19 mudou completamente as dinâmicas de trabalho e convivência. O distanciamento social tornou-se obrigatório, e as empresas tiveram pouco tempo para se adaptar ao trabalho remoto. Por outro lado, nem todos os setores de mercado tiveram essa opção. No Brasil, 86% dos funcionários não conseguem trabalhar remotamente, segundo um estudo em andamento da consultoria IDados. Novos métodos preventivos são essenciais para controlar a propagação do coronavírus e manter os trabalhadores seguros e os serviços essenciais funcionando.

Para enfrentar esses desafios, a VOS IoT LLC anunciou o lançamento no Brasil do AlertTrace, uma solução digital que fornece rastreamento de contato de forma eletrônica e sem invasão de privacidade. É possível informar aos funcionários quando estão muito próximos uns dos outros dentro de uma distância determinada pelo administrador.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o distanciamento físico, o uso de máscaras e o rastreamento de contatos são as medidas mais importantes contra a Covid-19. O rastreamento de contatos é o processo de identificação, avaliação e gerenciamento de pessoas que foram expostas a um vírus para evitar a transmissão.

A tecnologia do AlertTrace permite que as empresas acompanhem seus funcionários através de um dispositivo via Bluetooth com baixo gasto de energia, usado para evitar a disseminação da Covid-19 e outras doenças infecciosas no local de trabalho. O sistema não rastreia localização nem utiliza GPS e não requer acesso a um telefone ou aplicativo, priorizando a privacidade e proteção de dados.

“Estamos cientes de que, até que a maior parte da população seja vacinada, além das medidas de distanciamento social, precisamos de novas ferramentas e tecnologias que nos ajudem a conter a disseminação da Covid-19. Com nosso dispositivo, podemos reduzir os esforços para mapear o contato entre funcionários de dias para minutos”, disse o presidente da AlertTrace, James Davis. “O AlertTrace é um pequeno dispositivo usado pelos funcionários que vai ajudar as empresas que não podem atuar em modelo de trabalho remoto, a continuar operando com segurança, mantendo seus colaboradores o mais seguros possível”, completou.

Com mais de 100.000 dispositivos implementados em todo o mundo, o AlertTrace já é usado por várias empresas de diferentes setores, como a Warner Bros, a NASA e empresas que operam na América Latina, como a FMI Electronics, que conseguiu conter a transmissão do vírus em suas instalações. Usando o rastreamento, a empresa colocou os funcionários, que entraram em contato com colegas infectados em quarentena, sem ter que fechar as instalações ou cancelar turnos de trabalho. Essa visão é compartilhada por uma ampla variedade de empresas, visto que 72% das companhias e instituições que adotaram o AlertTrace relataram confiança em manter suas instalações abertas graças aos dispositivos.

Manter os funcionários seguros

Sem as medidas adequadas, como o uso de máscaras, distanciamento social e rastreamento de contatos, torna-se muito mais difícil conter a Covid-19. A contaminação em massa no local de trabalho coloca em risco não apenas a saúde dos funcionários e suas famílias, mas impacta também na produção como um todo, uma vez que os trabalhadores precisam se afastar de suas funções. Quando aplicado sistematicamente, o rastreamento de contatos pode interromper a transmissão do vírus, já que é uma ferramenta essencia capaz de monitorar os contatos e assim controlar o surto de doenças infecciosas como a Covid-19 em diferentes ambientes, desde fábricas e escolas, até instituições agrícolas e governamentais.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, trabalhadores de 104 frigoríficos no país haviam sido contaminados pela Covid-19 até julho de 2020. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Alimentação e Indústria Aliada (CNTA), esse número representa cerca de 20% dos trabalhadores do setor.

Como o dispositivo funciona?

Sempre que dois funcionários estiverem a até 1,8 metros de distância um do outro, os dados de rastreamento de contato são capturados pelo dispositivo, além do tempo e duração deste contato. Isso significa que, se alguém que usa um dispositivo AlertTrace estiver infectado com Covid-19 ou qualquer outra doença viral, os dados criptografados podem ser analisados pelos administradores da empresa para descobrir com quem essa pessoa teve contato. Assim como um crachá de identificação comum, o dispositivo AlertTrace deve ser usado no peito superior, sempre voltado para a frente para que funcione corretamente. A luz no dispositivo pisca rapidamente quando um trabalhador encontra um colega também usando o dispositivo dentro de um raio de 1,80 m. Ele vibrará como um lembrete para que permaneçam distantes, além disso, o dispositivo é à prova d’água e não requer carregamento.

Startup cria higienizador de mãos com leitura biométrica para uso em hospitais

Artigo anterior

Governo lança portal para acompanhar vacinação contra a Covid-19 no país

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar