Home News Dasa se une ao Google para acelerar transformação digital da rede de saúde

Dasa se une ao Google para acelerar transformação digital da rede de saúde

por Redação
0 comentário

A Dasa, e o Google Cloud anunciaram uma parceria estratégica de coinovação, com duração de cinco anos, que visa beneficiar a jornada de saúde de milhões de pacientes da rede integrada de saúde e acelerar a transformação digital da saúde no Brasil. Este é o primeiro acordo estratégico de longo prazo do Google Cloud com uma empresa do setor no país e terá papel importante para chancelar a visão da Dasa sobre como deve ser o segmento: mais digital, personalizado, conveniente, centrado nas pessoas e que será possibilitado por meio da análise de dados e inteligência artificial.

Segundo a empresa, a parceria vai acelerar o processo de transformação digital da rede de saúde no uso de dados para predição e prevenção na jornada de cuidado dos seus usuários. Hoje, a Dasa possui o maior data lake privado de saúde das Américas, com mais de 6,8 bilhões de dados, 60% interoperáveis. Esse grande banco de informações contribui para que a empresa desenvolva novos algoritmos capazes de identificar doenças em exames até 24 vezes mais rapidamente, por exemplo. Com as soluções  e a expertise tecnológica do Google Cloud, o objetivo é ampliar ainda mais o uso das tecnologias de IA e análise de dados em diagnósticos.

Outro foco da parceria é aprimorar o Nav, o assistente de saúde digital da Dasa, que é usado por mais de 5,5 milhões de pacientes e 34,5 mil médicos, a partir do desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias para torná-lo um verdadeiro hub de saúde dos brasileiros. A parceria também habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Dasa e algumas áreas do Google para potencializar a inovação no setor.

A relação entre a Dasa e o Google Cloud teve início em 2019, quando a empresa de saúde decidiu construir o seu data lake na nuvem do Google. Para Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa, os dados podem se transformar em informações estratégicas, capazes de auxiliar na prática de uma medicina mais preditiva, preventiva e personalizada, com foco na saúde — e não na doença.

“A nossa associação com o Google Cloud, um dos principais players de tecnologia do mundo, amplia o leque de possibilidades de utilização desses dados, ganhando mais eficiência. É um projeto que está completamente alinhado à construção de uma experiência digital em saúde, o que é diferente de se falar, apenas, da digitalização da saúde. Além disso, queremos que o Google Cloud contribua na potencialização da nossa cultura de inovação. Esta simbiose entre grandes empresas é benéfica para o sistema de saúde, pois projetos como este permitem trabalhar em rede e acelerar a transformação da jornada de cuidado, gerando eficiência para o setor”, explica Zimmermann.

O acordo entre Google Cloud e Dasa prevê três principais frentes de trabalho, baseados no uso de dados e IA:

  • Atendimento mais assertivo e fluido:  as soluções do Google Cloud, permitirão que a Dasa atenda às crescentes expectativas dos pacientes, como melhorar a experiência da procura por especialistas de saúde, trazendo filtros mais personalizados para cada necessidade específica e, até mesmo, reduzindo o tempo gasto entre a recepção e o pronto atendimento com um check-in facilitado. Outro pronto será a utilização de ferramentas do Google Cloud no aprimoramento do uso de bots para um atendimento mais rápido e assertivo.
  • Cuidado personalizado e preventivo: em 2021, a Dasa identificou que 2,8 milhões de mulheres com idade elegível e indicação clínica haviam deixado de realizar exames de rastreio ou diagnóstico de câncer de mama. Mobilizadas por alertas do Nav a realizarem os exames, mais de 300 mil pacientes atenderam ao chamado. Com a maior capacidade computacional e poder de insights, a Dasa poderá ampliar iniciativas como essa para doenças com padrões mais complexos, contribuindo para uma medicina mais preventiva e tratamentos mais precoces.
  • Excelência na decisão clínica: Suporte da nuvem do Google na infraestrutura do Nav e Nav Pro, o que ajudará na melhora da experiência e maior poder computacional em conjunto com uma melhor integração com os dados do data lake da rede, viabilizando uma visão 360° da saúde dos usuários. Nela, o paciente e profissional de saúde que o atende terão acesso ao seu histórico médico e de exames disponíveis digitalmente no mesmo lugar, permitindo que o especialista, por exemplo, ofereça recomendações de saúde mais personalizadas.

“A nuvem é fundamental para a transformação digital do setor de saúde, ao habilitar o uso intensivo de análise de dados e inteligência artificial, com interoperabilidade entre sistemas clínicos, de forma segura e com respeito à privacidade do paciente, para oferecer a melhor jornada de saúde ao paciente”, explica Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil. “Nessa parceria com a Dasa, nossas expertises e tecnologias de ponta irão contribuir para transformar e reimaginar o papel da tecnologia na saúde humana no Brasil”, finaliza Bravo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside