A Samsung Brasil e a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo realizam no Brasil o primeiro ecocardiograma à distância, um dos principais exames diagnósticos relacionados à saúde do coração. O procedimento inovador utiliza o sistema de virtualização e streaming SonoSync, que transmite imagens médicas de alta definição em tempo real ou gravadas.
Segundo o cardiologista Marcelo Nishiyama, da BP, o principal benefício é a possibilidade de realizar o exame em tempo real, com o médico e o paciente em um local conectados a um especialista em ecocardiograma, que pode estar muito distante, até a milhares de quilômetros. “Através das imagens do coração, podemos avaliar sua anatomia e função. O especialista em ecocardiografia pode orientar sobre o melhor posicionamento do equipamento para obter as imagens, fazer as medições e coletar as informações necessárias para o diagnóstico e a definição do tratamento, que pode até mesmo ser uma cirurgia”, explica.
O procedimento foi demonstrado no 13º Congresso de Imagem Cardiovascular (DIC), em Salvador (BA), em agosto de 2024, marcando este avanço significativo para a consolidação da telemedicina no Brasil. O SonoSync, equipamento de ultrassom da Samsung, modelo V8, localizado em São Paulo, era operado por uma médica para a aquisição de imagens de um paciente voluntário. Em Salvador, os médicos Miguel Osman Dias Aguiar e Rafael Piveta, responsáveis pelo setor de ecocardiograma da BP, comandaram o equipamento remotamente, utilizando a lousa interativa Samsung. Durante a apresentação, a ferramenta permitiu a eles congelar imagens, realizar medidas e cálculos, fazer ajustes e comentar tudo em tempo real, enquanto interagiam via áudio e vídeo com a equipe médica de São Paulo, promovendo uma dinâmica de colaboração eficiente e precisa.
A BP e a Samsung planejam levar a inovação, junto a outros parceiros, a vazios assistenciais no país. Entre as doenças em que ecocardiograma tem um papel importante estão as valvopatias e a insuficiência cardíaca, entre outras disfunções, que precisam ser detectadas também para o acompanhamento preventivo do paciente, inclusive para o ajuste de medicamentos. “Apesar de as doenças cardiovasculares serem as mais prevalentes no país, o número de médicos especialistas em ecocardiograma é reduzido no Brasil, com concentração nos grandes centros”, destaca Nishiyama. A nova tecnologia também poderá ser aplicada para ensino e treinamento de profissionais e a casos que demandam uma segunda opinião, com a possibilidade de serem conectados médicos especialistas e experientes em determinadas patologias.
“Graças a essa tecnologia colaborativa, um profissional sem tanta experiência pode realizar um exame com a orientação remota de um especialista, sem a necessidade de deslocamento físico. Isso transforma o SonoSync não apenas em uma ferramenta consultiva, mas também em um poderoso recurso educacional, especialmente em um país de dimensões continentais como o nosso”, ressaltou Juarez Melo, gerente de serviços e IT Solutions da HME da Samsung Brasil.