A Unimed Blumenau, uma das maiores cooperativas do sistema Unimed no Brasil, em parceria com a InterAll, healthtech especializada em soluções de interoperabilidade para o setor de saúde, anuncia os resultados positivos da implementação do Registro Eletrônico de Saúde (RES). Desenvolvido com base na plataforma InterSystems HealthShare, o RES centraliza e integra dados clínicos, proporcionando uma gestão mais eficiente e um atendimento mais personalizado aos pacientes através da inteligência de dados aplicada às informações armazenadas no sistema.
“A parceria com a InterAll e a InterSystems foi fundamental no sucesso da implementação do RES. Além da tecnologia, elas trouxeram expertise e suporte contínuo, garantindo que as soluções atendam às necessidades específicas da Unimed. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e confiantes no futuro da gestão de saúde na Unimed Blumenau”, afirmou Jean Carlos Raduenz, gerente de tecnologia e novos negócios da Unimed Blumenau.
Antes da implementação do RES, a Unimed Blumenau buscava uma solução para reduzir a fragmentação das informações de saúde. Os dados dos pacientes estavam distribuídos entre diferentes hospitais, clínicas e laboratórios, o que dificultava o acesso ágil e integrado a informações essenciais para um atendimento eficiente e personalizado. A cooperativa identificou a necessidade de centralizar esses dados, garantindo maior segurança e conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Desde sua implementação, o RES trouxe impactos significativos para o ecossistema de saúde. Atualmente, 46% dos 131 mil clientes da Unimed Blumenau já aceitaram compartilhar seus dados, com a meta de alcançar 50% para os próximos meses. Essa adesão é fundamental, pois garante que as informações sejam integradas ao repositório da cooperativa.
Para a Unimed Blumenau, os ganhos incluem a otimização de processos, a redução de erros e uma maior capacidade de análise de dados, que contribuem para estratégias de saúde pública mais assertivas. Já os médicos passaram a contar com informações clínicas centralizadas, o que permite diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais eficazes.
“A boa taxa de adesão e os resultados percebidos reforçam a importância da interoperabilidade e da integração de dados para o futuro da saúde. Acreditamos que a implementação dessa solução foi fundamental para modernizar a operação do cliente e oferecer um atendimento mais eficiente aos beneficiários”, aponta Luis Colombo, CEO da InterAll Brasil.
Como próximos passos, a Unimed Blumenau planeja expandir o uso do RES, integrando novas funcionalidades, como telemedicina e novas funcionalidades de inteligência artificial para análises preditivas. Além disso, a cooperativa busca fortalecer parcerias com mais hospitais e laboratórios para ampliar a cobertura e a eficiência do sistema.