sexta-feira, abril 19, 2024
Home Inovação Respirador de baixo custo chega à segunda etapa de testes

Respirador de baixo custo chega à segunda etapa de testes

por Redação
0 comentário

A fintech Zetra segue no apoio da iniciativa dos professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a produção do protótipo de ventilador pulmonar IFPR. Premiado internacionalmente por ficar pronto para uso, em apenas duas semanas, o equipamento é tem baixo custo, simples e fácil de usar. O protótipo desenvolvido pela equipe do campus Curitiba já avançou para novos testes antes de ser levado para a homologação pela Anvisa.

Idealizado pelo professor Carlos Eduardo Araújo, PhD em eletrônica pelo IFPR, em parceria com Rogerio Gomes, professor de mecânica no IFPR, o ventilador pulmonar é um dos equipamentos com menor disponibilidade durante essa crise de saúde e foi um dos três vencedores do “Code Life Ventilator Challenge”, desafio que contou com 2.639 participantes, representando 94 países. O equipamento será utilizado por hospitais públicos e privados no atendimento a pacientes gravemente afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“O protótipo foi concebido a partir de técnicas modernas de engenharia e criado a partir do uso de componentes mecânicos e eletrônicos. Com design simples e eficiente, o ventilador funciona a partir de uma válvula de fluxo eletromagnético para medir e controlar o fluxo de ar para o paciente. Além disso, o dispositivo integra uma exibição gráfica, permitindo que os usuários verifiquem todos os parâmetros controlados e medidos pelo dispositivo na tela de análise”, afirma Rogerio Gomes, um dos responsáveis pela iniciativa.

A tecnologia foi testada e avaliada por uma junta integrada por médicos canadenses. No momento em que tomou conhecimento sobre a iniciativa, a direção da Zetra não mediu esforços para contribuir, de forma decisiva, para o sucesso do empreendimento, fundamental para resolver a falta desse tipo de equipamentos em todo o mundo.

“Atuar com responsabilidade social é promover ações que cuidam do bem-estar de toda uma sociedade. Por isso, a partir do enfrentamento dessa pandemia seríssima, , encontramos um projeto tecnológico muito relevante. Temos a certeza que, ao nos unirmos à equipe do IFPR, contribuiremos, de forma decisiva, para vencer essa batalha”, afirma Fábio Augusto, gerente de Comunicação da Zetra.

Equipamentos no mundo

Em torno de 10% dos pacientes afetados gravemente pela COVID-19 necessitam de ventiladores pulmonares. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) precisam estar equipadas com esses aparelhos, que se tornaram indispensáveis para o enfrentamento da pandemia.

Em função da falta desses equipamentos prontos e dos componentes para montá-los, os governos buscaram a via da importação. Mas, mesmo assim, as dificuldades continuam. Os fabricantes seguem sem conseguir atender a uma demanda crescente por parte de países de todo o mundo.

Por ser um problema global, o preço dos equipamentos aumentou assustadoramente.  Desde 31 de março de 2020, a Fundação do Hospital Geral de Montreal, no Canadá e o Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill lançaram um desafio internacional de design durante a pandemia de Covid-19 – “Code Life Ventilator Challenge”, para projetar um ventilador/respirador mecânico de baixo custo, simples, fácil de usar e de montar em apenas duas semanas.

A equipe paranaense projetou o Ventilador IFPR como uma alternativa de custo intermediário a reduzido, com tecnologia sofisticada e técnicas modernas de engenharia.

“Para que ele seja apresentado para testes de homologação na ANVISA é preciso ter um acabamento que atenda aos parâmetros técnicos mínimos de UTIs. Nesse momento, o apoio da Zetra é fundamental para o cumprimento desta importante etapa. Estamos refinando o projeto para que ele fique ainda melhor e possa ser mais facilmente e rapidamente produzido”, explica Rogério Gomes.

Sobre a Zetra

A Zetra é uma fintech brasileira que promove o bem-estar financeiro dos servidores públicos e empregados privados, empoderando as pessoas através de seus salários. A fintech oferece uma plataforma capaz de conectar os profissionais das empresas públicas e privadas a diversos fornecedores de benefícios focados em seu bem-estar financeiro. Focada em ofertas de produtos e serviços com desconto em folha de pagamento, a empresa viabiliza que milhões de famílias tenham acesso a produtos mais baratos e sustentáveis.

Com mais de 4 milhões de pessoas beneficiadas diretamente pela plataforma, a Zetra é a única no seu segmento que possui as certificações internacionais ISO 27001, que garante a segurança da informação, e a ISO 9001, de gestão da qualidade. Completando 20 anos de sucesso no mercado, a Zetra foi indicada pelo Financial Times como uma das 500 empresas que crescem mais rapidamente nas Américas. A indicação, feita por um dos maiores expoentes de informação financeira e econômica do mundo, levou em conta o trabalho de inovação e crescimento das principais empresas da Américas do Norte e do Sul.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside