NewsNewsletter

Healthtech se reposiciona no mercado e planeja crescimento de 60% em 2021

0

O investimento em tecnologia na área da saúde se intensificou ainda mais na pandemia. No embalo desse crescimento e com foco na inovação, a Zitrus, desenvolvedora de softwares de gestão para operadoras de planos de saúde, tem metas de expansão para 2021. A healthtech catarinense planeja um crescimento de 60% no faturamento em relação a 2020 e mira alcançar 220 colaboradores nos próximos meses, após um acréscimo de 47% na equipe no ano passado. A empresa atende 52 clientes em nove estados, com 2,6 milhões de beneficiários assistidos.

A marca Zitrus é nova e faz parte de um processo de reposicionamento de mercado da FESC Tecnologia, empresa criada em 2011 pela Federação Unimed Santa Catarina. O lançamento da Zitrus ocorreu nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, no UniExperience, 1º Encontro de Cooperativismo Digital, porém sua trajetória é de mais de uma década no segmento de saúde complementar como FESC Tecnologia. Com atenção redobrada à tecnologia e inovação e especialista no Sistema Unimed, uma a cada sete dessas cooperativas médicas do país utiliza soluções da Zitrus. A heathtech, com sede em Joinville (SC), implementa soluções completas, que englobam desde o atendimento, autorização e auditorias até o prontuário eletrônico de pacientes e faturamento.

Um dos primeiros passos para os novos rumos da healthtech foi dado em 2020, com a chegada de Daniel Torres, que assumiu como CEO da empresa. Torres, que fundou e geriu uma empresa de TI por 15 anos e foi executivo na Oracle e no Gartner, começou o trabalho de reestruturação por meio de uma gestão colaborativa. Com a atuação, os resultados de 2020 superaram as expectativas, alcançando 125% da meta de vendas e um resultado de 15,4 % de EBITDA.

“Estamos vivenciando uma transformação muito grande nas operadoras de planos de saúde e estamos prontos para atender a essa demanda, com diversas soluções tecnológicas para otimizar processos, custos e facilitar o dia a dia nestas organizações. Atualmente, são mais de 20 mil cooperados assistidos por nossos produtos e queremos avançar ainda mais. Nosso propósito é transformar a saúde por meio da tecnologia, isso que nos move”, reforça Torres.

Segmento aquecido 

Após queda ocasionada pela pandemia, o número de beneficiários dos planos de saúde voltou a subir. Em um ano, houve incremento de 1.334.781 beneficiários – o equivalente a 2,77% de aumento em relação a maio de 2020. Assim, o total de beneficiários (48.137.767) é o maior desde julho de 2016 e engloba 24% da população brasileira, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, uma fatia de 9,2% do PIB é gasta com saúde, o que posiciona o Brasil entre os 10 principais mercados de saúde no mundo. O desembolso das famílias com o segmento é equivalente a 5,4% do PIB, conforme dados do IBGE.

Diante desse crescimento e para promover e acelerar a transformação da saúde suplementar, por meio da inovação, um dos enfoques da Zitrus é a parceria com startups, empresas de tecnologia e operadoras de planos de saúde, em um processo conjunto de inovação aberta e busca de novas soluções. Assim, foi implantado o Zlabs, um Hub de Inovação e Aceleração da Zitrus. A iniciativa  também tem como objetivo o investimento e aceleração de startups e negócios. O Hub já trouxe resultados práticos e deu origem à TARIC, empresa com foco no desenvolvimento de prontuário eletrônico, gestão de clínicas, colaboração entre o paciente e o médico e medicina preventiva.

“Percebemos que muitas operadoras e empresas também estavam focadas em desenvolver soluções no segmento de saúde complementar e que a transformação digital e inovação neste setor era uma demanda nacional. Assim, criamos o Hub, porque queremos alavancar esse processo de transformação, compartilhar projetos e apoiar iniciativas e startups que possam trazer resultados e avanços tecnológicos às clínicas, hospitais, médicos e pacientes”, acrescenta o CEO.

Soluções completas para todas as etapas

O principal produto do portfólio da Zitrus é o SGU-SUITE, sistema que executa todos os processos de uma operadora para a gestão do plano de saúde, otimizando as atividades de cadastramento, cálculo de comissões, auditoria de contas, faturamento, pagamento e  atendendo todas as obrigações da ANS. Com essas soluções, a Zitrus atende clientes em nove estados, como Unimeds Bauru (SP), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Belém (PA) e Campo Grande (MS).

Produtividade com bem-estar e flexibilidade

Artigo anterior

Hospital Santa Isabel realiza primeiro implante no Brasil de dispositivo cardíaco com tecnologia Bluetooth 

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News