sexta-feira, março 29, 2024
Home Inovação Hospital Santa Isabel realiza primeiro implante no Brasil de dispositivo cardíaco com tecnologia Bluetooth 

Hospital Santa Isabel realiza primeiro implante no Brasil de dispositivo cardíaco com tecnologia Bluetooth 

por Redação
0 comentário

Um paciente com insuficiência cardíaca recebeu o primeiro implante de um cardiodesfibrilador associado a ressincronizador cardíaco com tecnologia Bluetooth no Brasil. O procedimento aconteceu no Hospital Santa Isabel (Rede Santa Catarina), em Blumenau, no dia 06 de agosto, e foi realizado pela equipe de cirurgiões cardiovasculares coordenada pelo Dr. Eduardo Moeller Mota.

Este aparelho ajusta eletronicamente os batimentos do coração e auxilia no tratamento da insuficiência cardíaca, além de identificar e tratar arritmias cardíacas graves que possam colocar em risco a vida do paciente por provocar uma parada cardíaca. De acordo com o Dr. Eduardo, esta cirurgia é realizada com frequência, mas a principal e maior novidade é a conexão via Bluetooth. Até então, a tecnologia disponível exigia que o paciente possuísse um dispositivo em sua casa para sincronizar o desfibrilador e enviar as informações do aparelho para uma central, e esta encaminhava para o médico. Agora, este novo aparelho realiza a comunicação diretamente através de um aplicativo instalado em um smarthphone, gerando extrema agilidade na transmissão da informação.

Dr. Eduardo Moeller Mota

O aparelho da fabricante norte americana ABBOTT, chamado Neutrino NxT, é implantado no tórax, abaixo da clavícula, e três eletrodos são posicionados dentro do coração através da veia subclávia – dois no lado direito e um no lado esquerdo do coração. O Neutrino NxT regula, através destes eletrodos, os batimentos cardíacos e ajusta a melhor forma de contração do coração para auxiliar no tratamento da insuficiência cardíaca. Através da comunicação via Bluetooth, o médico pode ser informado de algum evento arrítmico que aconteça com o coração e pode agir com brevidade para evitar danos maiores. O aplicativo transmite o status e as informações do dispositivo de forma criptografada, garantindo extrema segurança uma vez que o acesso aos dados é feito somente por pessoas autorizadas.  

É importante esclarecer que esta tecnologia não substitui o acompanhamento do especialista. “Todos os pacientes portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantados precisam de acompanhamento. A revisão médica periódica é fundamental para verificar e confirmar o correto funcionamento, otimizar.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside