O Grupo DPSP, dono das bandeiras Drogarias Pacheco e São Paulo, realiza a distribuição gratuita de absorventes higiênicos através do Programa Farmácia Popular do Brasil. A ação integra o Programa Dignidade Menstrual, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e planeja beneficiar pessoas de escolas públicas e de baixa renda, pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua.
Para retirar os absorventes relacionados ao Programa nas farmácias, as pessoas devem ter entre 10 e 49 anos, CPF válido e cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), apresentar a autorização do Programa de Dignidade Menstrual, que é documentação obrigatória e pode ser emitida via aplicativo Meu SUS Digital, e documento de identificação com foto. Além disso, a quantidade permitida por pessoa é de até 40 unidades de absorventes higiênicos a cada 56 dias.
“Contribuir com o Programa para melhoria da saúde pública é um dos pilares que move o Grupo DPSP. Tanto a bandeira Drogarias Pacheco quanto a Drogaria São Paulo, têm feito um trabalho forte nas suas áreas de atuação em prol da saúde e bem-estar das pessoas, e essa iniciativa, que foi aderida em todo território que estamos presentes, é mais um passo em direção à evolução da área da saúde no Brasil”, afirma Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP.
A autorização do Programa de Dignidade Menstrual para retirada dos absorventes higiênicos será emitida apenas para as pessoas que atenderem a todos os critérios previstos no Programa. E a distribuição já está disponível em todas as unidades da Drogarias Pacheco e São Paulo credenciadas ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular, presentes em nove Estados e no Distrito Federal.