quarta-feira, abril 17, 2024
Home News Programa de acreditação da SBP recebe certificação inédita para laboratórios de patologia

Programa de acreditação da SBP recebe certificação inédita para laboratórios de patologia

por Redação
0 comentário

O Programa de Acreditação e Controle da Qualidade (PACQ) da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) conquistou uma das principais honrarias internacionais em certificação. O PACQ/SBP é agora o primeiro programa no mundo voltado exclusivamente a laboratórios de anatomia patológica com padrões acreditados pela International Society for Quality in Health Care External Evaluation Association (ISQua EEA), a mais importante instituição de acreditação mundial em saúde e a única que certifica outras organizações acreditadoras. A ISQua é parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 70 países de todos os continentes.

Criado pela SBP em 2015, o PACQ tem, entre outros diferenciais, o foco nos processos de laboratórios de anatomia patológica e citopatologia, contemplando as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, além das áreas de apoio, como gestão, planejamento, compras e RH. O programa de acreditação tem a atribuição de avaliar o desempenho dos laboratórios e a capacidade de melhorar continuamente o sistema de cuidados de saúde.

No processo de certificação, a ISQua EEA reconheceu a excelência do PACQ em critérios como cumprimento das normas dos órgãos reguladores (compliance), rol de requisitos de acreditação, auditorias e educação continuada. O programa da SBP conquistou ainda avaliação máxima em Segurança e Risco e Abordagem Centrada na Pessoa, recebendo elogios da ISQua EEA pela preocupação e cuidado em produzir requisitos que visam o paciente como centro dos serviços de anatomia patológica.

“Foram quatro anos de trabalho e estudo para melhorar e atingir a excelência”, revela o Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP. “Este reconhecimento atesta que o PACQ segue os melhores parâmetros internacionais, um ganho importante para os laboratórios de todo o Brasil e da América Latina”, celebrou.

De acordo com a Dra. Larissa Cardoso Marinho, coordenadora do PACQ, o selo ISQua EEA também alça o programa da SBP ao mesmo patamar de excelência dos grandes modelos globais de acreditação norte-americanos, como o Joint Commission e a DIAS/NIAHO. “Foi um trabalho conjunto da nossa Comissão de Acreditação com o apoio de toda diretoria da SBP”, diz a Dra. Larissa. “É uma conquista que merece ser celebrada por patologistas e pacientes”, completa o Dr. Emilio de Assis, vice-presidente de Assuntos Profissionais da SBP.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside