segunda-feira, abril 15, 2024
Home News Moinhos de Vento inicia segunda etapa do Programa de Qualidade em Pesquisa

Moinhos de Vento inicia segunda etapa do Programa de Qualidade em Pesquisa

por Redação
0 comentário

O Hospital Moinhos de Vento deu início à segunda etapa do Programa de Qualidade em Pesquisa (ProQuali). O projeto, que começou a ser desenvolvido no ano passado, na primeira fase, mapeou os protocolos ativos de pesquisa para fins de diagnóstico dos estudos desenvolvidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizados pelo hospital em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo era, após o mapeamento, possibilitar a criação de indicadores de qualidade e definir protocolos fixos que norteassem a operação das iniciativas em andamento, indicando um caminho confiável para o desenvolvimento de novas descobertas.

O primeiro indicador, que está em vigor, garantiu a 100% dos pesquisadores o certificado de boas práticas clínicas, de acordo com chefe do Serviço de Medicina Interna e responsável técnico do Proadi-SUS, Regis Goulart Rosa (foto acima). “Ainda estamos desenvolvendo os demais indicadores e os protocolos. Mas, com o fim do processo de diagnóstico em dezembro, neste ano poderemos dar início às ações do programa”, destacou.

A operação do ProQuali deve garantir duas premissas básicas para qualquer estudo desenvolvido no hospital: segurança do paciente e integridade dos dados. Esses pontos foram defendidos por especialistas participantes do evento, como a coordenadora de gestão de programa de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Patrícia Couto, e o diretor associado de pesquisa clínica da Bristol Myers Squibb Farmacêutica, André Gomes. Para ambos, iniciativas como essa ajudam a criar o processo que garante a qualidade e a segurança dos protocolos de pesquisa.

Moinhos e pesquisa 

O Hospital Moinhos de Vento tem a prática de estudos científicos desde 2003. Em janeiro de 2021, foi inaugurado o Instituto de Pesquisa Moinhos, colaborando para um exercício unificado dos seus pesquisadores — atualmente, são 150 protocolos ativos. A parceria dos hospitais de excelência do Brasil com o Ministério da Saúde teve início em 2009 e, como resultado, foram desenvolvidos 97 estudos só pela instituição. “A participação nestes projetos do Proadi-SUS tem impacto, relevância e abrangência na saúde pública nacional. Com isso, conquistamos a posição de pesquisadores respeitados. O lançamento do ProQuali reafirma o nosso compromisso com a qualidade e a ciência”, detalhou a gerente médica do Hospital Moinhos de Vento, Juçara Maccari.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside