quarta-feira, junho 19, 2024
Home News Prefeitura de Belo Horizonte inaugura mais um centro de saúde fruto de PPP

Prefeitura de Belo Horizonte inaugura mais um centro de saúde fruto de PPP

por Redação
0 comentário

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura no próximo dia 20 mais um centro de saúde fruto da parceria público privada (PPP) firmada com a Saúde BH. Este é o 43º centro de saúde entregue pela empresa, previsto na PPP firmada com a prefeitura. O Centro de Saúde Maria Goretti, localizado no bairro Ipê, na Regional Nordeste, tem capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas da região — bairros Maria Goretti, Ipê, Eymard e Pirajá —, sendo 3.600 atendimentos por mês, em média.  A unidade terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Além da construção dos centros de saúde, são responsabilidades da Saúde BH a manutenção e a conservação dos espaços, com limpeza e organização de toda a estrutura física. Cabe à prefeitura a administração dos serviços de atendimento médico e assistencial à comunidade.

A infraestrutura do Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê é composta por dois pavimentos, com 17 consultórios. A unidade conta com sala de vacina, sala de coleta e ECG, farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos agentes de combate a endemias, sala de espera, recepção, sala de triagem, sala de observação e procedimentos, sala de curativos, área de saúde bucal com sala de anamnese e seis consultórios odontológicos, sala dos agentes comunitários de saúde, banheiros para pessoas com necessidades especiais e área administrativa.

Além do atendimento das demandas espontâneas, o centro de saúde também vai oferecer consultas eletivas, serviço de vacinação, coleta para exames laboratorial, realização de eletrocardiograma e testes rápidos, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos, atendimento ao paciente agudo com observação e controle zoonoses com os agentes de combate a endemias, além do serviço “fale com a equipe”.

O Centro de Saúde  Maria Goretti/Ipê terá cinco equipes de saúde da família, compostas dentistas, enfermeiros de apoio, ginecologista, psicólogo, assistente social e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). A equipe do NASF-AB atende os Centros de Saúde São Marcos e Maria Goretti/Ipê e é composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e profissional de educação física, além de quatro agentes de combate às endemias e um agente sanitário.

Inicialmente estava prevista na PPP a entrega de 40 centros de saúde, mas o sucesso da parceria deu origem a um aditivo de contrato, que estabelecia a construção de mais dez unidades.  Outros sete centros deverão ser entregues ainda neste ano.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias