Home News Prefeitura de Belo Horizonte inaugura mais um centro de saúde fruto de PPP

Prefeitura de Belo Horizonte inaugura mais um centro de saúde fruto de PPP

por Redação
0 comentário

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura no próximo dia 20 mais um centro de saúde fruto da parceria público privada (PPP) firmada com a Saúde BH. Este é o 43º centro de saúde entregue pela empresa, previsto na PPP firmada com a prefeitura. O Centro de Saúde Maria Goretti, localizado no bairro Ipê, na Regional Nordeste, tem capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas da região — bairros Maria Goretti, Ipê, Eymard e Pirajá —, sendo 3.600 atendimentos por mês, em média.  A unidade terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Além da construção dos centros de saúde, são responsabilidades da Saúde BH a manutenção e a conservação dos espaços, com limpeza e organização de toda a estrutura física. Cabe à prefeitura a administração dos serviços de atendimento médico e assistencial à comunidade.

A infraestrutura do Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê é composta por dois pavimentos, com 17 consultórios. A unidade conta com sala de vacina, sala de coleta e ECG, farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos agentes de combate a endemias, sala de espera, recepção, sala de triagem, sala de observação e procedimentos, sala de curativos, área de saúde bucal com sala de anamnese e seis consultórios odontológicos, sala dos agentes comunitários de saúde, banheiros para pessoas com necessidades especiais e área administrativa.

Além do atendimento das demandas espontâneas, o centro de saúde também vai oferecer consultas eletivas, serviço de vacinação, coleta para exames laboratorial, realização de eletrocardiograma e testes rápidos, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos, atendimento ao paciente agudo com observação e controle zoonoses com os agentes de combate a endemias, além do serviço “fale com a equipe”.

O Centro de Saúde  Maria Goretti/Ipê terá cinco equipes de saúde da família, compostas dentistas, enfermeiros de apoio, ginecologista, psicólogo, assistente social e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). A equipe do NASF-AB atende os Centros de Saúde São Marcos e Maria Goretti/Ipê e é composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e profissional de educação física, além de quatro agentes de combate às endemias e um agente sanitário.

Inicialmente estava prevista na PPP a entrega de 40 centros de saúde, mas o sucesso da parceria deu origem a um aditivo de contrato, que estabelecia a construção de mais dez unidades.  Outros sete centros deverão ser entregues ainda neste ano.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside