Home News Cuidado da saúde da equipe reduze absenteísmo no trabalho, diz médico

Cuidado da saúde da equipe reduze absenteísmo no trabalho, diz médico

por Redação
0 comentário

A aproximação do outono e do inverno já começa a acender a luz vermelha nas empresas com doenças como gripe e pneumonia, que tiram funcionários de sua rotina. A gripe e a pneumonia são duas das principais doenças que acometem as pessoas nessa época do ano.

O médico e diretor técnico da Clínica de Vacinas Salus Imunizações, Marco César Rodrigues Roque, explica que a gripe é uma doença viral que afeta o sistema respiratório e pode ser transmitida facilmente de pessoa para pessoa. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e fadiga. Embora a maioria das pessoas se recupere completamente da gripe, ela pode ser perigosa para grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde pré-existentes.

A pneumonia pode ser causada por diversos agentes, como bactérias, vírus, fungos e protozoários. Os sintomas incluem febre alta, tosse com catarro, dor no peito e dificuldade para respirar. A pneumonia pode ser uma doença grave, especialmente em idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Quando os funcionários ficam doentes, as empresas podem enfrentar uma série de problemas, pois as doenças respiratórias são altamente contagiosas e podem se espalhar rapidamente pelo ambiente de trabalho, afetando um grande número de pessoas.

Para evitar esses problemas, as empresas podem adotar algumas medidas preventivas. Uma das principais é a vacinação. Além disso, as empresas devem incentivar a adoção de hábitos saudáveis, como a lavagem frequente das mãos e a utilização de álcool em gel.

“A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir doenças respiratórias como a gripe e a pneumonia. Além de prevenir doenças respiratórias, a vacinação também pode reduzir o número de consultas médicas, internações hospitalares e mortes relacionadas a essas doenças.” ressalta o Dr. Marco César Rodrigues Roque.

Também é importante que as empresas ofereçam condições de trabalho adequadas, como uma boa ventilação e umidade controlada, para evitar a proliferação de agentes infecciosos. Outra medida importante é o afastamento imediato dos funcionários que apresentarem sintomas de doenças respiratórias, para evitar a contaminação dos demais colegas.

“É muito importante que as empresas adotem medidas preventivas, com incentivo a se vacinar e com a vacinação, a adoção de hábitos saudáveis e a oferta de condições adequadas de trabalho. Dessa forma, será possível garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores e o bom funcionamento das atividades empresariais”, finaliza Roque.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside