segunda-feira, abril 29, 2024
Home Inovação Embaixada brasileira nos EUA recebe encontro pela cura do câncer infantil

Embaixada brasileira nos EUA recebe encontro pela cura do câncer infantil

por Redação
0 comentário

Cientistas, acadêmicos, pesquisadores, empresários e personalidades da mídia estiveram reunidos na última quarta-feira (10/04) na embaixada brasileira em Washington com um objetivo em comum: fortalecer a luta pela cura do câncer infantil. A missão é capitaneada pelo filantropo gaúcho Fernando Goldsztein, que vem se tornando uma das maiores referências do planeta na batalha contra o meduloblastoma, o mais frequente câncer cerebral entre crianças. Considerado um marco histórico para a causa, o encontro ganhou destaque na imprensa norte-americana.

A reunião na embaixada teve foco na Medulloblastoma Initiative (MBI), projeto criado pelo empresário em 2021 para levantar fundos para financiar pesquisas em prol de tratamentos inovadores para a doença. O sonho de Goldsztein começou quando o filho Frederico foi diagnosticado com o tumor cerebral. Hoje, a MBI mantém 13 laboratórios instalados nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha que contam com um dream team formado por alguns dos mais renomados cientistas e oncologistas do mundo, como Eugene Hwang (Children’s National Hospital), Robert Wechsler (Columbia University), Duane Mitchell (University of Florida), Michael Taylor (Texas Children’s Hospital), Vijay Ramaswamy (SickKids), Sheila Singh (McMaster University), Tobey MacDonald (Emory University School of Medicine) e Lena M. Kutscher (Heidelberg University).

O evento desta quarta-feira teve como referência o jornalista Bret Baier, da Fox News. Baier, mediador do painel de debate, é âncora e editor executivo do “Relatório Especial”, considerado um dos cinco principais programas de notícias dos Estados Unidos e líder absoluto de audiência em seu horário.

Estiveram presentes ainda na embaixada brasileira representantes do Children’s National Hospital, um dos centros pediátricos mais conceituados do mundo e parceiro da MBI no projeto pela cura do meduloblastoma. Um dos nomes era Roger J. Packer, um dos principais especialistas em tumores cerebrais pediátricos em todo o mundo. Packer está à frente do Consórcio Cure Group 4, criado para centralizar o desenvolvimento da pesquisa e os ensaios clínicos de novas terapias e acelerar a busca pela cura. A CEO Michelle Riley-Brown também participou do painel, acompanhada por DeAnn Aston Marshall, presidente da Children’s National Hospital Foundation e Kathie Williams, integrante do conselho executivo.

A Medulloblastoma Initiative recebeu o convite para o encontro diretamente da embaixadora brasileira nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Goldsztein falou do orgulho em conduzir a MBI   desenhada pelo arquiteto John Russell Pope, o mesmo responsável por outros cartões postais de Washington, como a Galeria Nacional de Arte e o Memorial de Theodore Roosevelt. “Testemunhar essa conquista inspira meu trabalho para promover a saúde das crianças”, diz o filantropo. “Olhando para trás, mal posso acreditar no progresso que conseguimos fazer em três anos”, completa.

Para o filantropo, ações como a realizada na embaixada são fundamentais para a MBI nos objetivos de dar visibilidade para a causa, difundindo informações sobre o meduloblastoma e outras doenças raras diante de personalidades influentes. “Estamos confiantes em função dos resultados fantásticos obtidos em tão pouco tempo, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, pondera Goldsztein. “Continuamos contando com doações, apoio e reconhecimento de todos que se sensibilizam com nossa batalha pela cura das doenças raras”, completa.

O empresário lembrou que já havia tido a oportunidade de contar a história da MBI em outros eventos importantes, como em uma sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, e o maior Congresso de Neuro-Oncologia da América Latina, o SNOLA 2024, em São Paulo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside