Home News Síndrome de Ménière pode ter relação com estresse e hábitos alimentares

Síndrome de Ménière pode ter relação com estresse e hábitos alimentares

por Redação
0 comentário

Sensação de pressão no ouvido, zumbido, vertigem e surdez flutuante. Estes são os principais sintomas da doença de Ménière, chamada também de hidropsia endolinfática.  Considerada rara, a doença despertou a curiosidade do público brasileiro ao longo desta semana, após a atriz Mariana Rios ter revelado que perdeu parte da audição. “Há alguns anos, eu estava em um processo muito acelerado de trabalho, mais do que o normal. Eu me vi muito estressada, não estava feliz. Estava em ascensão, ganhando dinheiro, e de repente, o meu corpo entrou em colapso”, disse ao Venus Podcast.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Paulista José Ricardo Testa, o problema ocorre quando há uma distensão do compartimento onde fica armazenada a endolinfa, ou seja, um dos líquidos do labirinto. “Essa distensão provoca um aumento da pressão do líquido dentro do ouvido”, explica o especialista.

Disorder of the inner ear that can effect hearing and balance to a varying degree.

Principais causas

Infecções, estresse, tabagismo, enxaqueca, alterações do sistema imunológico, variações anatômicas do ouvido interno ou predisposição genética são algumas das alterações que podem levar ao aumento desta pressão. “Por ser aparentemente flutuante, a doença pode ser confundida com um mal-estar temporário ou com uma labirintite em seu estágio inicial”, afirma Testa.

O médico destaca que, embora a doença de Ménière seja considerada crônica, existem formas de tratamento que podem ajudar a aliviar os sintomas e minimizar o impacto da síndrome a longo prazo. “Nos casos mais simples da doença, mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a Ménière, como uma alimentação balanceada, reduzindo o consumo de sal, açúcar e cafeína, e a prática de exercícios, por exemplo”, detalha o especialista.

Testa ressalta, no entanto, que, nos casos mais graves, o tratamento é medicamentoso, podendo até ser indicada uma cirurgia para seccionar o nervo vestibular. “Remédios para tratar náuseas e vertigens, diuréticos e terapia de reabilitação vestibular, que são exercícios específicos para devolver o equilíbrio ao labirinto, podem ser utilizados”, finaliza o médico.

Perfil e recomendação

A doença de Ménière atinge, principalmente, adultos entre 40 e 60 anos. Na maioria dos casos, afeta apenas um ouvido. A recomendação a quem apresenta quadro de surdez é procurar imediatamente um otorrinolaringologista para avaliação. Quanto mais cedo tiver o diagnóstico, maiores as chances de não ter sequelas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside