terça-feira, junho 18, 2024
Home News Saúde Digital melhora o engajamento do paciente e garante equidade da assistência médica à população

Saúde Digital melhora o engajamento do paciente e garante equidade da assistência médica à população

por Redação
0 comentário

A Saúde Digital é o uso amplo de recursos de tecnologia da informação e de comunicação, que nos últimos três anos, com a estruturação de dados, tem permitido uma atuação mais preditiva nos cuidados em Saúde.

O médico de Família André Cassias, gerente de APS – Cuidado Integrado Digital do Grupo Fleury, afirma que a Saúde Digital tem atuado no engajamento dos pacientes em sua jornada de Saúde.

“A Saúde Digital está permitindo às pessoas terem acesso aos serviços médicos, criando uma conexão de cuidado. Além disso, o monitoramento a distância, inclusive com o uso dos dispositivos móveis, tem garantido a equidade na assistência à população”, explica o especialista, que estará no 5º Global Summit Telemedicine & Digital Health APM. Promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), o evento mais relevante de Saúde Digital e Telemedicina da América Latina será de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e contará com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais.

A possiblidade de estruturar dados e que eles conversem com os serviços de apoio diagnóstico é outra vantagem que o médico destaca sobre o uso de tecnologias no setor. Para ele, a contribuição da inteligência artificial (IA) nos protocolos e nos serviços que avaliam e auditam a consulta do paciente irá ajudar na prática médica, agilizar e aprimorar o desempenho do profissional de Saúde em tempo real, trazendo melhorias na assistência à população, além de diminuir o desperdício e promover a sustentabilidade do setor.

Jornada do paciente

No Global Summit APM 2023, Cassias vai participar do Painel Nacional A Jornada Digital do Paciente e apresentar a palestra “A Jornada Digital do Cuidado do Acesso e Coordenação: Estratégias para a Interação”.

O tema é muito importante, na visão do especialista, devido à necessidade do setor conseguir ser sustentável, eficaz no cuidado das pessoas e evitar desperdícios.

“Nos últimos anos, temos visto as pessoas falando de Saúde Digital, Telemedicina e cooperação para o cuidado. Mas, o que toda essa tecnologia é capaz de fazer? Qual o resultado que ela traz? Eu acho que este é o momento de fazer um importante debate sobre relatos concretos da eficiência das soluções tecnológicas na integração das informações, melhoria no cuidado, do percurso assistencial e do impacto financeiro ao setor”, pontua.

Porém, apesar desses pontos positivos, a inovação no setor da Saúde ainda enfrenta o desafio da mudança de cultura.

Ainda há, muitas vezes, a necessidade de uma curva de aprendizagem, na opinião do médico. Alguns segmentos, como o ambulatorial, os consultórios médicos e até as Unidas Básicas de Saúde, não estavam acostumados a fazer uso da inovação.

“Há a necessidade de aprendizado para implementar a cultura da inovação no setor, para que a transformação digital aconteça e a Saúde não fique defasada. Isso vale também para a segurança do compartilhamento de dados, que precisa ter mecanismos eficazes urgentemente”, ressalta.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias