segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Mulheres pretas com câncer do colo do útero têm mortalidade maior, diz pesquisa

Mulheres pretas com câncer do colo do útero têm mortalidade maior, diz pesquisa

por Redação
0 comentário

No Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) faz um alerta sobre o alto índice de mortalidade por câncer do colo do útero em mulheres pretas. De acordo com a pesquisa “Distribuição de óbitos por câncer de colo do útero no Brasil”, publicada em 2021, que analisou dados de 2010 a 2019, 53,66% dos óbitos foram de mulheres negras, de 40 a 59 anos.

Dr. Jesus Paula Carvalho, membro da Comissão Nacional Especializada de Ginecologia Oncológica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), sinaliza que é importante um olhar para as questões de políticas públicas no que se refere ao acesso de mulheres pretas à saúde porque existe uma maior taxa de mortalidade por câncer do colo do útero nessa população. “O alto índice de mortalidade pela doença em mulheres pretas não é somente atribuído à biologia dos tumores, mas também a disparidades no acesso ao diagnóstico e ao tratamento. No Brasil, apesar das reivindicações e reclamações por organizações do movimento negro, discussão das diferenças raciais na saúde ainda é incipiente”, explica o especialista.

O estudo “Desigualdades raciais no acesso à saúde da mulher no sul do Brasil”, publicado em 2011, entrevistou mais de 2 mil mulheres para entender essa disparidade. Os resultados apontam que as mulheres negras haviam feito menos exames de Papanicolaou e mamografias quando comparadas com as mulheres brancas.

Outra pesquisa publicada em 2020, “Atrás das grades: o peso de ser mulher nas prisões brasileiras”, avaliou as condições da população feminina carcerária no Brasil. A maioria dessas prisioneiras tem menos de 40 anos e 65% delas são pretas ou pardas, 9% dessas mulheres nunca fizeram uma consulta ginecológica e 55,3% nunca fizeram um exame de Papanicolaou. “Com a exposição desses dados, podemos dizer que mulheres pretas são mais vulneráveis ao câncer do colo do útero e, portanto, merecem atenção especial, com políticas públicas focadas e específicas”, reforça Carvalho.

No Congresso Nacional do Brasil tramita o Projeto de Lei 2952/22 que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no âmbito do SUS. “Além de ser aprovado, é fundamental que este plano seja de fato implementado. Uma revisão global de 153 PNPCC em diferentes países demonstrou que apenas 6% desses planos contém estratégias e prioridades realísticas estabelecidas no que concerne a estratégias para gestão, alocação de recursos, e monitoramento dos resultados e sistemas de informação. Mais importante do que fazer leis é garantir que sejam implementadas, promovidas e monitoradas”, reforça o especialista.

HPV e o câncer do colo do útero

O papilomavirus humano (HPV) é um fator necessário para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Vários outros fatores contribuem para a infecção pelo HPV, com ênfase na idade precoce do início da atividade sexual, múltiplos parceiros, uso prolongado de contraceptivos orais, deficiências em medidas higiênicas, baixo nível socioeconômico, alta paridade, tabagismo e a condição de ser negra.

Para o médico, a prevenção primária através da vacinação contra o HPV é fundamental para reduzir os casos. “A detecção precoce, seja pelo exame de Papanicolau, no Brasil, ou pelo teste de HPV, em outros países, é crucial para evitar que a doença atinja estágios avançados”, enfatiza.

A vacina profilática para o HPV está disponível no SUS desde 2014, gratuitamente para a faixa etária de 9 a 14 anos, e constitui um pilar fundamental para a acelerar a eliminação do câncer do colo do útero como um problema de saúde pública. A cobertura vacinal no Brasil, entretanto, está abaixo do recomendado.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside