A Sami, operadora de planos de saúde focada no modelo de Atenção Primária à Saúde, acaba de anunciar uma rodada follow-on de R$ 60 milhões, liderada pelo fundo especializado em seguros Mundi Ventures e pelo banco StoneX. O aporte é um misto de equity e dívida, e reflete a maior maturidade da empresa e a confiança do mercado para uma operação combinada, em que os investidores atuais sejam menos diluídos. Diante de um crescimento da companhia de quase 50% se comparado ao ano anterior e um faturamento próximo a R$110 milhões, o objetivo é utilizar o capital para continuar crescendo.
Com mais de 250 credenciados na Grande São Paulo, como Sírio-Libanês, 9 de julho, São Camilo, HCor, Dasa, Fleury, entre outros, em 2024 a Sami esteve focada em consolidar a sua atuação dentro dos pilares de tecnologia, prevenção e experiência do usuário. Com isso, a companhia avançou na criação de planos de saúde regionalizados com o lançamento do Sami Essencial na Zona Leste de São Paulo e na expansão da estratégia de coparticipação. Segundo Guilherme Berardo, CEO da Sami, o mercado observou um aumento de modelos de saúde que priorizam a responsabilidade compartilhada, e que a tendência também pôde ser vista na evolução da operadora.
“Nós lançamos o nosso produto de coparticipação no início de 2024 e os resultados têm sido muito positivos até então. Este movimento está sendo percebido em todo o setor da saúde suplementar, e está alinhado ao uso consciente e maior sustentabilidade para todos os envolvidos a longo prazo”, afirma o executivo, que complementa: “Paralelo a este movimento de produto, também temos reforçado cada vez mais o foco na prevenção – que está diretamente relacionada à redução de sinistro, e, portanto, é um fator importante para o nosso crescimento financeiro, e que tem chamado a atenção de novos investidores”.
Atualmente, a healthtech tem alguns dos principais investidores de venture capital do país como sócios, como monashees, Valor Capital e Redpoint ventures, além do fundo inglês DN Capital. Todos participaram da atual rodada, bem como outros investidores que já eram sócios, como Paulo Veras (fundador da 99), Ricardo Marino (Chairman do Itaú), Kevin Efrusy (Sócio Emérito da Accel) e Nemer Rahal (Managing Partner da Mindset Ventures).
Fábio Solferini, CEO do Banco global de serviços financeiros StoneX, responsável por soluções em mercados de capitais, comércio de commodities, gestão de risco e pagamentos internacionais, percebeu a evolução da operadora: “Acompanhamos a Sami e o time há bastante tempo, e a maturidade atual da companhia chamou nossa atenção para uma operação estruturada de dívida de longo prazo, que permite à companhia crescer com menos dependência de novos investidores”, disse.
Já o novo investidor da companhia, Louis de Ségur de Charbonnières, presidente da Enseada Family Office, que pertence a uma família centenária no ramo securitário e com experiência no mercado de planos de saúde, diz que “a Sami combinou boas práticas com um time excelente em busca de eficiência: planos regionais, atenção primária, alinhamento de incentivos e alto investimento em tecnologia, em um modelo semi-verticalizado numa carteira 100% de empresas”.
A empresa também trouxe recentemente como Advisor João Alceu Amoroso Lima, executivo conhecido do mercado de saúde, ex-Vice-Presidente da NotreDame Intermédica, que também já havia sido CEO da SulAmérica Saúde e da Qualicorp. O executivo se une a um grupo de advisors e investidores da empresa que incluem ex-executivos da Amil, Bradesco Saúde, Kaiser Permanente entre outros.
Para 2025, a operadora continuará focada no crescimento sustentável e, principalmente, na expansão do modelo de planos de saúde regionais. Além disso, os planos da companhia são de continuidade dos projetos de uso de tecnologia para melhorar a experiência dos membros e otimizar o tempo de atendimento das equipes de cuidado coordenado.
“Hoje, somos uma das únicas empresas na América Latina a ter resultados concretos a partir de Inteligência Artificial Generativa, em um projeto desenvolvido junto com o Google. Se antes todas as interações de chat exigiam um resumo manual para documentação e continuidade dos cuidados, hoje a IA faz a sumarização de atendimentos de chat na Sami em um único documento e já chegamos a 81% de resumos aprovados sem nenhuma necessidade de edição”, explica.
Ao todo, a IA já poupa mais de 900 horas dos coordenadores de cuidado todo mês, dando mais informações aos médicos e atendimentos mais precisos. “Vamos seguir evoluindo nesta frente, que tem nos colocado como referência no cenário de saúde da América Latina”, finaliza Berardo.