Home Artigos Cenário da Saúde 2024

Cenário da Saúde 2024

por Carlos Eduardo Santos
0 comentário

Branded content – O ano 2024 promete mudanças grandes que podem impactar o mercado da saúde por um longo período e, talvez, concretizando em definitivo uma nova fase do setor. Mudanças necessárias a serem aplicadas há algum tempo e que o mercado pode ainda não estar pronto para recebê-las, porém, é fato que o momento pede mudanças maiores para a sustentabilidade do setor.

Analistas sugerem há algum tempo a necessidade de uma grande mudança cultural que envolve uma série de desafios e oportunidades, destacando a necessidade de inovação eficiente e adaptação à novas tecnologias de todos os envolvidos no setor, incluindo a sociedade.

De acordo com a pesquisa anual realizada pela Fitch Ratings, espera-se uma recuperação lenta e gradual nas margens operacionais das instituições e empresas do setor dentro dos próximos dois ou três anos.

O estudo também aponta que, por um lado, a demanda por exames, procedimentos e implementação de novas tecnologias devem continuar em crescimento, enquanto do outro lado, a pressão por redução de custos e negociação de preços entre os atores envolvidos devem segurar o ritmo da recuperação da rentabilidade das empresas de área.

O Cenário deve ser mais movimentado na saúde pública, uma vez que é previsto um considerável aumento nos investimentos de até 46% maior que os gastos em 2023, conforme aponta o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.

Inovação e oportunidades

A principal expectativa para 2024 é o avanço constante em investimento em novas tecnologias. A telemedicina, impulsionada durante a pandemia, é considerada uma ferramenta essencial no oferecimento de maior acesso a serviços de saúde, na promoção de uma melhor jornada do paciente e na redução de custos do setor.

O uso de inteligência artificial deve ser intensificado revolucionando a forma como são realizados os diagnósticos e tratamentos.

A IA em conjunto com assistentes virtuais também deve ampliar o acesso de profissionais de saúde a informações mais detalhadas, específicas e assertivas, proporcionando maior segurança e melhores resultados a todos os envolvidos.

A necessidade de redução de custos também pressionará as estruturas para entregarem maior eficiência operacional, abrindo oportunidades para o uso de novas tecnologias na melhoria de processos e melhor utilização de recursos.

Prevenção

A saúde preventiva é um tema que deve ficar cada vez mais em alta. As organizações e profissionais da área de saúde adotam cada vez mais a filosofia de uma visão mais holística da saúde, adotando programas voltados para a promoção da saúde mental, nutrição e atividades físicas, reforçando a importância em cuidar da saúde global do indivíduo, e assim, reduzindo a chance de enfermidades diversas.

Acesso à informação

O acesso à informação rápida e de qualidade tem se tornado essencial para a sociedade e isso também não é diferente dentro do setor de saúde. Os usuários do sistema pedem maior eficiência, segurança e transparência nas informações. Tal necessidade pode resultar em reformas regulatórias que impactarão desde pesquisas clínicas, diagnósticos, tratamentos, comercialização de medicamentos, dentro outros.

2024 promete ser um ano desafiador e repleto de oportunidades para o mercado de saúde. A necessidade de mudanças profundas no funcionamento do setor e a busca por inovação, serão fundamentais para que empresas e profissionais do setor sigam contribuindo para a construção de um sistema mais eficiente, transparente e sustentável.

Por Carlos Eduardo Santos, Diretor Operacional da Tuinda Care.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside