Home News Programa RecuperAR oferece fisioterapia respiratória online e gratuita para pacientes com DPOC

Programa RecuperAR oferece fisioterapia respiratória online e gratuita para pacientes com DPOC

por Redação
0 comentário

Entre as pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 80% sofrem diariamente com a sobrecarga de sintomas como dispneia, fadiga, tosse e expectoração[2]. Para oferecer suporte adicional à terapia farmacológica a esses pacientes, a biofarmacêutica Chiesi lança o RecuperAR, serviço que disponibiliza fisioterapia respiratória online e gratuita aos pacientes cadastrados no programa AcessAR.

A fisioterapia respiratória faz parte da reabilitação pulmonar, que está entre as terapias não farmacológicas mais efetivas para reduzir os sintomas da doença, aumentar a capacidade de exercício e melhorar a qualidade de vida, segundo o protocolo de tratamento Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD)1. Também se mostra efetiva em reduzir em até 64% os casos de hospitalização/ano e em 68% o risco de mortalidade/ano1.

Com o programa, o paciente terá acesso a três atendimentos online e gratuitos para ser avaliado por um fisioterapeuta especialista na área respiratória. Nas sessões, será orientado sobre como utilizar o dispositivo inalatório corretamente e aprenderá exercícios respiratórios, como a respiração freno labial para reduzir a falta de ar[3], a respiração diafragmática para melhorar a ventilação pulmonar[4], técnicas de tosse assistida para remoção de secreções das vias aéreas[5], além da drenagem postural, uma técnica de higiene dos brônquios[6].

A DPOC é considerada a 5ª maior causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) entre pacientes com mais de 40 anos[7], sendo que 6 milhões de pessoas no país vivem com a doença[8], responsável pela morte de uma média de 40 mil brasileiros por ano[9]. Apesar de a DPOC ser uma doença crônica que não tem cura, o tratamento e a assistência adequados podem evitar crises e internações, e estender a expectativa de vida dos pacientes1.

Para participar do programa RecuperAR é preciso acessar o site e realizar o cadastro ou o login. Depois, basta clicar em “Acessar” e “Solicitar Fisioterapia Respiratória” para agendar o atendimento. O programa também está disponível para pacientes com asma.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside