Um novo estudo da Juniper Research projeta que o gasto total em medicina de precisão chegará a US$ 132,3 bilhões globalmente até 2027, o que representa um aumento de 270% na comparação com os US$ 35,7 bilhões registrados neste ano.
De acordo com o estudo, o forte crescimento é resultado de tecnologias e infraestrutura emergentes, como inteligência artificial (IA), que auxilia a medicina de precisão ao prever riscos para certas doenças. “Esses avanços tecnológicos, combinados com a necessidade do setor de saúde de aumentar a eficiência diante de uma recessão econômica, incentivarão os provedores de saúde a investir mais em medicina de precisão”, diz o relatório da Juniper.
A medicina de precisão aproveita os avanços da genômica pessoal para permitir que os profissionais de saúde preparem planos preventivos e tratamentos de doenças com base na variabilidade genética.
A pesquisa prevê que benefícios como reduções nas reações adversas de medicamentos ineficazes, melhorando a eficácia dos planos de tratamento por meio da personalização e reduzindo o gasto do paciente com medicamentos serão os principais impulsionadores da adoção de medicamentos de precisão entre os profissionais de saúde. Para maximizar esses benefícios, o relatório identificou o uso de IA para ingerir e processar grandes quantidades de dados de saúde para aumentar a precisão futura dos diagnósticos.
“O rápido aumento na precisão, à medida que os sistemas se tornam mais avançados, criará um ciclo virtuoso de melhoria contínua, catalisando ainda mais o crescimento e a adoção da medicina de precisão nos setores de saúde nos próximos cinco anos”, prevê a autora da pesquisa, Cara Malone.
A pesquisa avalia que o problema mais significativo em torno da medicina de precisão surgirá das preocupações com a privacidade dos dados do paciente. Em muitos países, mas principalmente nos EUA, há temores de que a descoberta de predisposições genéticas usando medicina de precisão leve os provedores de seguros a alavancar esses insights para aumentar os prêmios de saúde.
Para dissipar essas preocupações, a Juniper diz que os fornecedores devem considerar a adoção voluntária de códigos de conduta rígidos em relação à privacidade de dados, bem como a criação de conselhos consultivos independentes, para tranquilizar os usuários e limitar o escopo do compartilhamento de dados.