segunda-feira, março 18, 2024
Home Gestão Venturus e PUC-Campinas mapeiam perfil epidemiológico na RMC

Venturus e PUC-Campinas mapeiam perfil epidemiológico na RMC

por Redação
0 comentário

O Venturus, Centro de Inovação de Tecnologia de Campinas e referência em transformação digital, fechou uma parceria com a PUC-Campinas para mapeamento do perfil epidemiológico do Hospital PUC-Campinas que realiza cerca de 2 milhões de atendimentos por ano, vindos do estado de São Paulo, Sul de Minas e outras regiões do Brasil.

A primeira etapa da parceria visa estruturar dados já anonimizados (que protege a identidade dos pacientes) dos atendimentos realizados no último ano. Nessa fase espera-se avaliar e melhorar a qualidade dos dados coletados, o que já pode resultar na identificação de novas práticas a serem implantadas, como informações diferenciadas que podem constar no prontuário dos pacientes, por exemplo.

Em seguida, já será possível a identificação de padrões. O propósito é identificar informações para melhorar ainda mais o atendimento à comunidade que utiliza os serviços médicos da PUC-Campinas. Dessa forma, a parceria pretende fazer uso de tecnologias para resolver problemas reais de alto impacto social.

“Será possível identificar, por exemplo, se existe alguma época do ano em que algum tipo de doença é mais comum. Ou, de qual região da RMC (Região Metropolitana de Campinas) é a maioria dos pacientes. Com essas informações, o hospital consegue se programar melhor para suprir a demanda em determinadas sazonalidades e otimizar seus gastos”, explica Maurício Schiezaro, Head de IA do Venturus.

Além disso, as informações abrirão possibilidades para projetos futuros, como detalha Schiezaro: “futuramente, há a possibilidade de aplicar os dados coletados. Poderemos mapear e sugerir acompanhamento de consultas preventivas para pacientes que, por diferentes motivos, precisam ser monitorados mais de perto.”

Desenvolvimento conjunto

O projeto acontece por meio da Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes do Programa Mescla, da PUCC, e visa o desenvolvimento de capacitação tecnológica, em um intercâmbio entre especialistas do Venturus, professores e estudantes da universidade, que participarão do tratamento e análise de dados coletados pelo hospital PUC-Campinas.

“Nessa parceria, vamos usar o hospital da PUC-Campinas como laboratório para entender o perfil epidemiológico dos pacientes a partir da manipulação de dados usando tecnologia. A ideia é, junto com os alunos, identificar tendências nos dados”, completa Schiezaro.

Um dos maiores benefícios dessa parceria entre o Venturus e a PUC-Campinas é que, no futuro, a análise dos atendimentos permitirá determinar como os recursos estão sendo empregados, identificar se existe alguma inconsistência no cadastro de protocolos, exames ou utilização de insumos hospitalares. Isso permite melhor controle e gestão dessas atividades no dia a dia e, consequentemente, melhora a eficiência de gastos do hospital, além de proporcionar o melhor emprego da verba pública em prol da sociedade.

“Essa parceria veio ao encontro da missão do Venturus: é por meio da transformação digital que ajudamos outras empresas. Trazendo inteligência ao uso e manipulação de dados, apoiamos as empresas e instituições a consumirem as informações que eles geram de forma organizada e integrada”, afirma Marcelo Abreu, Gerente Executivo da Área de Produtos do Venturus.

Inteligência Artificial e educação

Inteligência Artificial é um campo das ciências da computação em que máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana, como por exemplo percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisões e tradução entre diferentes idiomas.

Esse aprendizado é feito através de experiências anteriores (dados) ou estímulos/feedbacks provenientes do ambiente. Combinada à Engenharia de Dados e Data Analytics é possível ganhar eficiência operacional a partir da automação de tarefas “humanas” promovendo a redução de custos, o aumento da produtividade e trazendo maior agilidade aos processos operacionais.

Outro benefício importante da parceria é a implementação da ciência de dados preditiva. “Para nós é muito importante ter uma visão clara e realista do que vai acontecer e está acontecendo na área da Saúde hoje, assim será possível ter uma tomada de decisão muito mais rápida e preventiva do que reativa”, reforça, Edmar Santana Roberto de Rezende, coordenador do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da universidade.

“No Venturus, temos diversas linhas de Pesquisa e Desenvolvimento em projetos de Machine Learning, como Bots, Assistentes Pessoais por Voz, Visão Computacional entre outros. Nossos projetos já ajudaram nossos clientes a inovar em diversos ramos como Indústria 4.0, Agronegócio entre outros”, conta Schiezaro.

Para a diretora da Faculdade de Sistemas de Informação da PUC-Campinas, Sílvia Cristina de Matos Soares, a parceria é um grande ganho para Campinas tanto para a área da Saúde como para a Educação. “Essa parceria abre portas para as duas instituições, com benefícios para a área da Saúde que vai ganhar com a tomada de decisão mais eficiente, e também será uma alavanca para suportar o ensino, à extensão e a pesquisa, apoiando a capacitação do capital humano, o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e processos de trabalho para o ensino de forma geral”, explica.

“Dentro do Venturus, temos uma cultura muito forte de desenvolver nossos talentos. Estamos expandindo esse propósito para fora da nossa instituição. O mercado de tecnologia está em constante expansão e ainda carece de profissionais especializados. Recentemente, lançamos o vnt/school e, agora, estamos muito felizes de estar junto com a PUC-Campinas nessa parceria. Uma iniciativa como esta, de duas instituições privadas investindo juntas na formação e capacitação de pessoas, é pouco vista. Ela será um ganho para a disseminação de conhecimento não só para os alunos da PUC-Campinas como para a comunidade em geral”, conclui Abreu.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside