Home News Manole lança a 3ª edição do Manual do Residente de Clínica Médica

Manole lança a 3ª edição do Manual do Residente de Clínica Médica

por Redação
0 comentário

A editora de livros técnicos, científicos e profissionais Manole acaba de lançar o “Manual do Residente de Clínica Médica”, uma obra atualizada voltada para médicos residentes em clínica médica, mas também para estudantes de medicina, médicos residentes de outras especialidades e médicos em geral. O manual possibilita consulta rápida sobre os principais temas para o atendimento inicial de pacientes em ambiente ambulatorial, de enfermaria, pronto-socorro e em unidades de terapia intensiva (UTIs). Trata-se de um projeto da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas e do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

O conteúdo considerou a avaliação de um grande grupo de profissionais — médicos e farmacêuticos em sua maioria — que atuam junto a residentes com o objetivo de conhecer os desafios da formação médica e as principais dificuldades deste grupo no dia a dia profissional (confira abaixo a currículo dos profissionais).

O Manual do Residente de Clínica Médica considera todas as competências importantes para a formação profissional, como prevenção e promoção da saúde, habilidades de comunicação, aspectos éticos da medicina, cuidados paliativos, medicina baseada em evidências e farmacoterapia, entre outros. Esta terceira edição conta ainda com atualizações, com capítulos sobre Covid‑19, varíola Monkeypox,  toxicidades do tratamento em oncologia e ultrassom à beira do leito.

Sobre os autores

Maria Helena Sampaio Favarato é doutora em ciências pela Universidade de São Paulo e médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente da Universidade Municipal de São Caetano.

Rafael Saad é doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) na área de educação e saúde, além de  docente do curso de medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), supervisor da residência de clínica médica da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba. Possui residência em clínica médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Lígia Fidelis Ivanovic é médica assistente da disciplina de clínica geral e propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e é especialista em clínica médica pelo HCFMUSP.

Maria Cecília Pavanel Jorge é médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP).

Júlio César de Oliveira é médico assistente do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP e especialista em clínica médica geral/medicina interna.

Valter Garcia Santos é especialista em farmácia hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e em informática em saúde pela Universidade Federal de São Paulo  (Unifesp). Também é farmacêutico chefe de seção do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Santa Cecília.

Christian Valle Morinaga é docente colaborador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e doutor em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola é doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em cuidados paliativos pela Pallium Latinoamerica e em farmácia hospitalar pela SBRAFH. É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi coordenadora da Farmácia Clínica do
Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP até 2020.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes é professora associada da disciplina de clínica geral e propedêutica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e supervisora do programa de residência de clínica da FMUSP.

Mílton de Arruda Martins é professor titular de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Serviço de Clínica Geral do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias