Solução de conectividade da Oi para acesso à internet aprimora processos no Hospital Luxemburgo, sede do Instituto Mário Penna, instituição referência no tratamento de câncer pelo SUS no estado de Minas Gerais. Atendido pelo portfólio da Oi Soluções, o Mário Penna implantou o projeto Beira Leito, que funciona como um prontuário eletrônico que garante mais segurança e uma série de benefícios para os pacientes e, também, para o próprio funcionamento da Unidade de Internação.
Além disso, todos os pacientes e acompanhantes que frequentam o hospital têm acesso gratuito ao wi-fi, provido pela Oi Soluções, permitindo conforto, contato com a família e entretenimento digital. “O wi-fi aberto é um diferencial dentro da realidade filantrópica do hospital”, afirmou diretor de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Inovação da instituição, Tadeu Perona, explicando que o Mário Penna recebe pacientes de todos os municípios mineiros, atendendo um público mais carente, que muitas vezes não têm plano de dados em seus celulares.
“O Apolo [Captive Portal], que atende o hospital, é uma plataforma inovadora para análise do perfil dos clientes, com ferramentas de IA, Big data, mapa de calor, comunicação com clientes e gestão do negócio”, explica Karin Camba, diretora de Vendas de Serviços e Utilities da Oi Soluções. Com isso, é possível, por exemplo, criar insights em tempo real garantindo uma gestão eficiente dos recursos, melhoria da experiência do cliente de modo fácil, rápido e seguro”, acrescentou.
Atualmente, os estabelecimentos do setor hospitalar que adotaram as soluções Wi-Fi da Oi notaram avanços significativos na prestação de serviços aos pacientes, no gerenciamento do fluxo de pessoas e em outros processos essenciais para o setor de saúde.
Projeto Beira leito
A solução de conectividade na unidade de internação do hospital, utilizada no projeto Beira Leito, permite o monitoramento de toda a medicação ministrada aos pacientes e o acompanhamento dos sinais vitais. Tudo isso é feito a partir de um computador conectado à rede instalada pela Oi Soluções, disponível em todos os carrinhos de medicamentos dos enfermeiros.
O computador faz a leitura de um código de barras na pulseira do paciente, mostrando os medicamentos necessários e os horários. “Com isso garantimos segurança aos pacientes, que ele é a pessoa certa, recebendo o medicamento certo, na hora certa, com todo o rastreio, sem atrasos”, explicou Tadeu Perona, lembrando que esse controle facilita também o fechamento de contas dos pacientes, economizando consumo de papel.
“Esse projeto, com a solução de conectividade, nos dá dados e informações para a tomada assertiva de decisões e para a melhoria de processos. E abre a possibilidade de colocar, no próximo ano, a Inteligência Artificial para auxiliar no dia a dia junto ao nosso paciente”, acrescentou. A conectividade da Oi Soluções permite ainda a digitalização do processo de consentimento de internação. O Mário Penna realizou, em 2022, mais de 320 mil atendimentos, mais de 37 mil sessões de quimioterapia, e mais de 95 mil exames de imagem.
“A Oi Soluções tem um portfólio variado de produtos para atender os mais diferentes segmentos empresariais. É muito satisfatório ver que nossos produtos e soluções contribuem para o amadurecimento digital das corporações. No segmento da saúde desenvolvemos vários projetos”, afirmou Karin Camba.