quinta-feira, maio 30, 2024
Home Inovação Afya anuncia programa de IA para médicos

Afya anuncia programa de IA para médicos

por Redação
0 comentário

Reconhecendo a crescente demanda dos médicos por compreensão e desenvolvimento de habilidades em inteligência artificial (IA) na medicina, a Afya Limited anunciou nessa quarta-feira,8, uma colaboração com a Microsoft para o lançamento do programa “Inteligência Artificial na Medicina”, que já está com inscrições abertas para aulas on-line e presenciais.

O programa visa capacitar médicos e estudantes de medicina nos avanços da IA em suas práticas diárias, simplificando, aprimorando e agilizando suas abordagens clínicas. Destinado a profissionais em diferentes estágios de carreiras, a iniciativa une a expertise da Afya com o poder tecnológico da Microsoft. 

No curso, os médicos terão a oportunidade única de se aprofundar nos fundamentos e aplicações práticas da IA, sob a orientação do renomado cardiologista Eduardo Lapa, criador do Afya Cardiopapers,  com a participação de especialistas da Microsoft.

“A inteligência artificial está alterando a prática médica de forma significativa”, comenta Denis Del Bianco, VP de Educação Continuada e Inovação da Afya. “São ferramentas que melhoram a precisão dos diagnósticos, personalizam tratamentos, facilitam o monitoramento remoto dos pacientes e automatizam tarefas administrativas. Isso tudo tem o potencial de aumentar a produtividade dos médicos, melhorar a qualidade do atendimento médico e a experiência do paciente, além de reduzir o estresse e burnout dos profissionais”, complementa.

O executivo explica, ainda, que o projeto foi concebido sob o conceito de Educação Continuada (Life Long Learning) com o objetivo de fornecer aos médicos uma jornada de aprendizagem completa com variedade de cursos, workshops e recursos de apoio, capacitando-os a adotar e integrar com confiança a IA em sua prática clínica.

“Essa colaboração traduz um momento promissor para a medicina, no qual o uso da IA pode desbloquear novas oportunidades de inovação desde o atendimento médico até o diagnóstico. Seja para criar soluções mais avançadas em tratamentos ou para reduzir o tempo gasto pelos médicos em atividades operacionais, a tecnologia será uma aliada no trabalho desses profissionais. O programa é mais do que uma oportunidade de aprendizado; é uma chance para os médicos moldarem o futuro da medicina, adquirindo habilidades essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos e proporcionar um cuidado de saúde mais eficaz e centrado no paciente”, explica Alessandra Karine, vice-presidente para Setor Público, Saúde e Educação na Microsoft Brasil. 

Conteúdos

O médico cardiologista Eduardo Lapa, criador do conteúdo do programa, revela que o programa pretende abordar os princípios da inteligência artificial na prática e apontar os caminhos que a medicina tomará no futuro próximo. 

“O curso ajudará desde estudantes de medicina em busca de técnicas inovadoras para aprimorar seus estudos, residentes que procuram suporte no diagnóstico à beira do leito, médicos em geral buscando otimizar sua eficiência administrativa para dedicar mais tempo aos pacientes até profissionais da rede hospitalar em busca de suporte técnico para enfrentar a intensa demanda diária”, aponta o médico.

A colaboração com a Microsoft permitirá aos alunos inscritos terem acesso a conteúdos selecionados a respeito de Inteligência Artificial que abordam desde conceitos básicos sobre machine learning e linguagem natural até apresentação de casos reais de empresas reconhecidas em seus mercados. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias