InovaçãoNewsNewsletter

Kunumi e Grupo Fleury lançam ferramenta para apoio ao diagnóstico de COVID-19 com IA

0
Vacina, vacinação,seringa, covid 19

A Kunumi, empresa brasileira de inteligência artificial, e o Grupo Fleury avaliam, em fase beta, uma ferramenta que aplica inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico de COVID-19. O objetivo é apoiar a comunidade médica na triagem de casos de COVID-19 ao identificar, por meio de análise dos dados de hemogramas, a possibilidade de um paciente estar ou não infectado. Com isso, é possível dar mais agilidade na assistência a pacientes e no manejo da pandemia, principalmente em ambiente hospitalar.

A ferramenta lança mão de uma tecnologia proprietária da Kunumi, batizada de Petri, que usa dados encontrados em hemogramas para alimentar modelos de aprendizado de máquina com o potencial de auxiliar a comunidade médica a identificar rapidamente casos suspeitos de COVID-19. Desta maneira, os médicos ganhariam uma alternativa para triagem rápida e baseada em um exame acessível.

Durante a pesquisa que deu origem ao modelo, as equipes de tecnologia e clínica da Kunumi e Fleury se debruçaram sobre os dados de exames moleculares “padrão-ouro” – os famosos RT-PCR – e hemogramas de pacientes, positivos ou negativos, para treinar a ferramenta, fazendo com que ela detectasse padrões de COVID-19 nos hemogramas realizados pelo Grupo Fleury. Ao final, depois da testagem de mais de 400 mil exames, os resultados apontaram para uma acurácia superior a 90%, tendo sido extensamente discutidos e validados por ambos os times.

O próximo passo envolverá a validação em ambiente de Beta Testing, onde a ferramenta será utilizada através de uma plataforma web para avaliação de sua interface e usabilidade. Além desta versão web, ela também será disponibilizada para integração direta, através de APIs, em bancos de dados de clínicas e hospitais, podendo processar milhares de exames por minuto e contribuindo para dinamizar processos de triagem e desafogando sistemas.

Mantendo seu compromisso no desenvolvimento ético e responsável de tecnologias, a Kunumi utiliza um conjunto de dados enxuto presente nos hemogramas, zelando pelos padrões de segurança e privacidade aderentes à LGPD.

Em linha com a missão de contribuir para a distribuição de conhecimento e aproximar pesquisa científica de ponta e aplicações na sociedade, a Petri é mais uma das iniciativas da Kunumi voltadas para a pauta de Impacto. “O trabalho da Kunumi é trazer um novo olhar para desafios complexos, por meio da inteligência artificial, para apoiar a construção de soluções para um futuro mais equilibrado”, afirma Gabriella Seiler, executiva da Kunumi.

Os médicos, serviços de saúde e hospitais que tiverem interesse na ferramenta podem entrar em contato com o time através do e-mail petri@kunumi.com para se cadastrarem em uma Lista de Espera.

4 tendências tecnológicas que vão impactar o mercado de saúde mental

Artigo anterior

Cibercriminosos falsificam certificados “oficiais” de vacinação na Darknet

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar