Home Inovação Fintech de gestão contábil Mitfokus será acelerada pela Eretz.bio/Einstein

Fintech de gestão contábil Mitfokus será acelerada pela Eretz.bio/Einstein

por Redação
0 comentário

Foi observando os problemas que o marido médico e os amigos de profissão dele tinham nas finanças dos negócios que Júlia Lázaro teve uma ideia de criar uma empresa, com base tecnológica, que tornasse mais práticas e assertivas a gestão contábil, tributária e financeira do nicho específico de médicos, que hoje conta com mais de 1.500 empresas médicas em todo o Brasil.

Administradora por formação e com uma carreira em uma multinacional, ela criou em 2017 a Mitfokus (do alemão “com foco”) Soluções Financeiras: fintech que, em 2020, dobrou de tamanho (durante a pandemia de Covid-19) e promete crescimento acelerado para 2021, já que acaba de ser incubada pela Eretz.bio – Hospital Albert Einstein.

“Cuidar da saúde financeira pode não ser tão simples para médicos e profissionais da saúde como identificar os sintomas de um paciente. Eu vivia todo ano este dilema em casa com meu marido. Ele sempre me perguntava se não tinha esquecido de pagar tal imposto, se não estava pagando impostos além do que deveria, de declarar alguma renda. O foco deles é curar pessoas e não as finanças, que ao mesmo tempo é algo tão vital ao seu negócio”, diz a fundadora e CFO da Mitfokus.

Ela conta que, ao analisar o mercado para fundar a Mitfokus, percebeu que 85% dos médicos com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) não tinham uma ferramenta de gestão financeira, contábil e tributária integrada, o que leva a problemas de fluxo de caixa, tributação incorreta, faturamento errado e multas por pagamentos de impostos atrasados.

Segundo a fundadora da Mitfokus, apostar em uma contabilidade tradicional também não era a melhor solução, já que existem muitas nuances que apenas os especialistas em tributação médica podem resolver. Foi então que ela se uniu a especialistas de cada uma dessas áreas para desenvolver softwares pautados em integrar a gestão dos negócios, entregando praticidade e eficiência. Surgiu então o Mitnotas, sistema para geração de notas fiscais que foi o embrião do Mitsystem – sistema atual que integra todas as partes da gestão, a partir de uma plataforma simples de serviços, como consultas tributárias, emissão de notas, livro caixa e outros serviços.

Assim, em 2019, dois anos após sua fundação, a empresa já contava com mais de 500 médicos e 150 CNPJs (lembrando que uma clínica médica pode ter vários médicos atuando com o mesmo CNPJ). Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o número saltou para 1.200 médicos e 300 CNPJs – em 40 especialidades médicas, registrando um crescimento de 100% e solidificando a atuação da Mitfokus no mercado.

“A pandemia trouxe uma demanda maior por ocasião da crise. Os médicos precisaram se readaptar e organizar a gestão de seus negócios, que tiveram queda no faturamento em torno de 40%. Então, houve uma aceleração na busca por organização financeira”, explica a empresária.

Somente durante a pandemia de Covid-19, a Mitfokus foi capaz de trazer ganhos a empresas médicas na ordem de R$ 15 milhões, sejam em recuperação de tributos pagos de maneira errada ou evitando ralos financeiros identificados e estancados a tempo de se tornarem prejudiciais à sustentabilidade e ao crescimento da empresa.

Aceleração

Júlia Lázaro explica que o crescimento da empresa se deu de forma orgânica, através de indicação e educação financeira direcionadas aos médicos. “Ainda há muito mercado pela frente a ser atingido, e que será rapidamente conquistado assim que evoluirmos com nossas formas tecnológicas e incubação estratégica”, comenta.

No Brasil, existem mais de 1,2 milhão de médicos e profissionais da saúde que atuam com um CNPJ e poderiam obter inúmeros benefícios com uma contabilidade voltada para a área médica.

A incubadora atuará como uma aceleradora, levando o patamar da Mitfokus a uma maior escalabilidade e ao alcance de clientes em mais regiões brasileiras. A partir de um processo de mentoria e com um forte networking, era exatamente o passo necessário para a empresa alçar voos mais altos. A meta para 2021 é atingir cerca de 10% do mercado nacional e adicionar mais funcionalidades ao Mitsystem.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside