Empresas em todo o mundo perdem cerca de US$ 400 bilhões anualmente devido à redução de produtividade causada por problemas de saúde ocular, segundo relatório da Lancet Global Health Commission. No Brasil, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão, sendo que 60% desses casos são de cegueira total ou parcial que poderiam ter sido evitadas com tratamento adequado e diagnóstico precoce.
A perda de quantias bilionárias das empresas em decorrência da saúde ocular de seus membros ocorre porque, muitas vezes, os colaboradores não têm ciência de sua condição oftalmológica, não compreendem o motivo de erros ligados a sua visão e não buscam o tratamento adequado para sanar os sintomas.
Cientes sobre essa realidade, a Niky, startup de benefícios flexíveis, e a Eyecare Health, empresa focada em soluções para a saúde visual, anunciam a formação de uma parceria que torna o cuidado com a saúde dos olhos acessível, para que empresas de todo o Brasil disponibilizem a seus colaboradores como um de seus benefícios.
Com o nome de “Benefício Visão”, o programa desenvolvido pela Eyecare Health, possui a finalidade de mapear, melhorar e solucionar problemas de saúde ocular por meio da tecnologia e rede de oftalmologistas. Este é o único benefício no Brasil a proporcionar para as empresas a promoção da saúde ocular de seus colaboradores de forma acessível e digital. De acordo com os dados da Eyecare Health, os tratamentos apresentam uma taxa de desfecho clínico entre 90 a 92%, possibilitando uma diminuição de gastos com o plano de saúde, para as empresas e colaboradores.
De acordo com Matheus Rangel, CGO da Niky, o benefício previsto pela parceria está disponível desde o dia 19 de fevereiro e é complementado por outras soluções que integram o portfólio da startup, voltado a conectar pessoas e recursos para melhorar a qualidade de vida de todos. “A importância da visão para a produtividade corporativa não é um tema muito abordado no ambiente empresarial brasileiro, por isso estamos investindo não só em apresentar soluções inovadoras junto a parceiros de ampla credibilidade, mas também em popularizar essa pauta e contribuir para a elevação do bem-estar de milhares de trabalhadores no país”, explica o executivo.
Para Marco Antonio Negreiros, CEO e cofundador da Eyecare, a parceria com a Niky vai gerar um grande impacto para o público. “Somos a única companhia da América Latina a explorar o potencial da saúde visual em todas as partes do ecossistema — médicos, pacientes, óticas e empresas — e a nossa parceria com a Niky representa um passo significativo em direção ao objetivo da Eyecare Health que é democratizar o acesso à saúde visual por meio da tecnologia e ofertas diferenciadas”, destaca o CEO da Eyecare.
O “Benefício Visão” que passa a integrar o portfólio da Niky a partir da parceria prevê a realização virtual de Anamnese, Acuidade Visual, Teste de Ishihara e Teleoftalmologia. Além disso, disponibiliza descontos de até 40% em óticas multimarcas — incluindo labels como Nike, HOYA, Marchon, Karl Lagerfeld, Calvin Klein, Victoria Beckham e Lacoste.