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Apsen Farmacêutica desenvolve iniciativas para realizar sua transformação digital

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A Apsen Farmacêutica desenvolveu uma iniciativa pioneira, em parceria com a startup de saúde Dr. Cuco, para entrega de amostras de produtos diretamente na casa dos pacientes. O projeto piloto “Apsen com Você” está sendo realizado em São Paulo e irá se expandir para todas as regiões do País, com previsão de investimento de R$ 500 mil até dezembro de 2021.

A plataforma online foi criada exclusivamente para a farmacêutica, que reconheceu a necessidade de estar próxima dos profissionais de saúde e também de levar uma vida mais saudável aos pacientes mesmo no período de pandemia. Ela permite que os médicos parceiros cadastrem seus pacientes para receber amostras de suplementos alimentares em casa, e possam começar ou continuar o tratamento indicado. A iniciativa também gera fidelização e reforça, com empatia, o relacionamento com os profissionais de saúde, que foi impactado durante a quarentena.

A ação teve início em outubro em São Paulo, com dez médicos ortopedistas selecionados, que recebem até quatro produtos por semana cada, e agora segue para os demais estados. No total, já foram enviadas 12 amostras aos pacientes, com a futura inclusão do Probians, o primeiro psicobiótico aprovado pela Anvisa no Brasil. Além disso, já foram percorridos 77,6 quilômetros para entrega nas residências. O projeto faz parte do propósito da empresa de contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas, e de levar inovação conectada à estratégia de negócio, numa parceria com uma startup referência em tecnologia para o setor.

Márcio Castanha, vice-presidente comercial da Apsen Farmacêutica, explica que esse piloto é a ponta de um iceberg de um projeto amplo de transformação digital que a Apsen, que está montando uma equipe de com participação de profissionais da área de tecnologia e marketing, que hoje já soma 70 profissionais.

O executivo explica que a criação dessa equipe está sendo realizada totalmente de forma digital, através da plataforma especializada solides, que usa recursos de people analytcis no processo de seleção de candidatos, o que demonstra a nova postura da Apsen em relação à transformação digital.

Com fábrica em Santo Amaro, na capital paulista, a Apsen Farmacêutica tem foco em áreas terapêuticas de Neurologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Reumatologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Geriatria, Endocrinologia, Angiologia e está crescendo a cada dia na área de Suplementos Alimentares.

Na área de gestão ela está em processo de migração do ERP SAP para SAP Hana na nuvem, integrado com a plataforma de CRM Veeva, desenvolvida em tecnologia Salesfoce para área de ciência biológica, que junto com a ferramenta Power BI serve como base para a tomada de decisão para as inciativas comerciais e de marketing.

Já prevendo que o mercado de saúde será hibrido, com médicos fazendo atendimento em consultório de forma presencial, mas também usando ferramentas e plataforma digitais de forma mais intensa e definitiva, a Apsen fez uma pesquisa ampla para saber, por exemplo, se eles acessavam dispositivos virtuais, se usavam e-commerce, se aceitariam visitas virtuais dos representantes, etc, para detectar o nível de interação e aceitação do profissional com meios digitais.

Daniel Maschion, analista de inovação da Apsen Farmacêutica, explica que esses dados serão usados para a construção de um portal robusto que irá gerar  KPIs para a tomada de decisão, com informações para apoiar o relacionamento da Apsen com os médicos, com informações sobre frequência das visitas do representantes, quais medicamentos o médico entrega aos pacientes (que poderão agora recebê-los diretamente em suas residências), coletar  informações dos medicamentos adquiridos nas farmácias com o receituário de determinado médico, gerando dados georreferenciados de localização, frequência, especialidades, dados que servirão para  orientar o planejamento e atuação da empesa no mercado cada vez mais digital.

Castanha explica que a transformação pelo qual passa a farmacêutica inclui ainda um programa de apoio às startups, pois empresa pretende em 2021 ser cada vez mais inovadora e preparada para atuar no novo cenário de mercado de saúde digital.

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