quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Startup acelerada pela Samsung desenvolve aparelho que prevê crise epiléptica com 30 minutos de antecedência

Startup acelerada pela Samsung desenvolve aparelho que prevê crise epiléptica com 30 minutos de antecedência

por Redação
1 comentário

A Epistemic, startup de São Paulo que participou do Samsung Creative Startups no Batch #4, está desenvolvendo um aparelho que prevê, com média de 30 minutos de antecedência, uma crise epiléptica. O projeto é um avanço ao aplicativo de acompanhamento diário, com indicadores, criado pela empresa em sua participação na iniciativa de aceleração da Samsung.

No ano passado, a companhia deu suporte para o desenvolvimento do Epistemic App, um diário que auxilia o controle de epilepsia com o usuário inserindo dados ao responder perguntas sobre hábitos do dia a dia e crises, além de apresentar outras funcionalidades, como indicadores e alertas para o horário e doses de medicamentos. Por ser integrado a uma plataforma digital para médicos, o aplicativo oferece a possibilidade de compartilhamento dos dados para contribuir com o tratamento.

A partir do aplicativo, a Epistemic está desenvolvendo o Aurora, um aparelho no formato de um fone de ouvido esportivo que prevê crises epilépticas. O equipamento conta com uma novidade, que são eletrodos secos (sem a necessidade de usar substâncias pastosas, como é comum em hospitais), que produzem um eletroencefalograma e, diante de alguma variação que indique a possibilidade de crise, é enviado um alerta a paciente e cuidadores e familiares autorizados.

“Pelo formato, o Aurora é indicado para ser utilizado atrás da cabeça durante o dia e na testa à noite, para não atrapalhar o sono e o posicionamento no travesseiro. Ainda passa por testes clínicos para ir ao mercado, mas já apresenta resultados positivos. O Epistemic App desenvolvido no Samsung Creative Startups tinha avanços, como a possibilidade de se registrar uma crise com um simples clique no raio no canto superior direito da tela inicial, além de oferecer dicas nutricionais de profissionais especializados e as melhores opções no momento de agir diante de uma crise. O Aurora é uma evolução nesse auxílio ao controle de epilepsia”, explicou Paula Gomez, CEO da Epistemic.

“Com o foco de utilizar a tecnologia para transformar a vida de pessoas em tratamento de epilepsia, a Epistemic mostrou o potencial que buscamos. A evolução das soluções comprova porque o Creative Startups é um sucesso em escala nacional, capacitando startups que buscam iniciativas que melhoram o dia a dia”, declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

O Epistemic App já está disponível para download gratuito na Play Store. Ainda tem a variação EpistemicPro, com possibilidade de sincronização com um smartwatch Samsung, para passar a registrar automaticamente dados sobre atividade física e sono.

Samsung Creative Startups

Atualmente, o Samsung Creative Startups encontra-se no Batch#5, tendo selecionado para a última fase do programa 14 startups de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG) e contemplam áreas como saúde, segurança, educação digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e controle parental. Desde a primeira edição, em 2016, 45 startups foram aceleradas.

As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.

Notícias relacionadas

1 comentário

Aplicativo inédito que auxilia o controle da epilepsia é lançado por startup do Cietec - Saúde Digital News 17 de fevereiro de 2021 - 13:10

[…] App e do Epistemic Web, a startup também disponibiliza Epistemic Pro, uma versão que permite que o paciente sincronize as informações de diversas marcas de smartwaches. Dessa forma, os dados de sono e atividade física serão preenchidas no diário automaticamente. […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside