InovaçãoNewsNewsletter

Aplicativo inédito que auxilia o controle da epilepsia é lançado por startup do Cietec

0

De acordo com o estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo e 1/3 dos pacientes não responde à medicação ou cirurgia. Diante deste cenário, a Epistemic, startup residente na Incubadora USP/IPEN-Cietec, e especializada na gestão para tratamento de epilepsia, traz ao mercado um aplicativo inédito e gratuito, integrado a uma plataforma digital para médicos, que auxilia o controle da epilepsia.

Denominado Epistemic App, a tecnologia inovadora funciona como um diário de epilepsia. Por meio do preenchimento de um questionário sobre o dia a dia e das crises dos pacientes, o aplicativo armazena indicadores, tais como: registro de crises epilépticas e seus gatilhos, passando por qualidade do sono, alimentação, prática de esportes até registro e lembrete para medicamentos, entre outros.

O objetivo do aplicativo é organizar as informações sobre o cotidiano do paciente e facilitar a visualização pelo médico, possibilitando um melhor conhecimento dos padrões das crises. As perguntas do diário são ajustáveis por paciente e ajudam o médico a entender seu quadro atual para que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

A ferramenta também permite que o responsável ou cuidador do paciente crie um usuário em nome dele e preencha o questionário com as informações do paciente.

“Temos sempre a preocupação com a comodidade do paciente na hora de administrar suas crises. Nem sempre lembramos tudo aquilo que vivemos. Por isso, o Epistemic App oferece um meio de registro diário através de um questionário com uma sequência de perguntas sobre seus hábitos e suas crises”, explica Paula Gomez, CEO da Epistemic.

O Epistemic App é integrado a uma plataforma digital para médicos, o Epistemic Web. Com este dashboard o médico recebe os dados no formato de gráficos, caso o paciente autorize, contendo informações sobre as crises, o humor, a atividade física, o sono, a alimentação, o funcionamento do intestino, ingestão de medicamentos, entre outros.

Além disso, pelo Epistemic Web, é possível configurar notificações para receber lembretes no horário de tomar cada remédio.

O aplicativo já está disponível em português e em inglês, para Android, no Google Play. https://bit.ly/3pT95va.

Outros produtos

Além do Epistemic App e do Epistemic Web, a startup também disponibiliza Epistemic Pro, uma versão que permite que o paciente sincronize as informações de diversas marcas de smartwaches. Dessa forma, os dados de sono e atividade física serão preenchidas no diário automaticamente. Com ele, também é possível enviar os dados preenchidos no Epistemic App para o médico, para que ele consiga ver o histórico de forma organizada e agregada na plataforma Epistemic Web.

A assinatura do Epistemic Pro é mensal, no valor de R$ 34,90.

A Epistemic nasceu com o projeto do AURORA, tecnologia desenhada para prever crises de epilepsia com uma média de meia hora de antecedência. O dispositivo está em fase de desenvolvimento, pois trata-se de uma pesquisa de longo prazo.

“Colaborar com o desenvolvimento de uma startup como a Epistemic, que tem um propósito tão importante para as pessoas com epilepsia, é gratificante e vai de encontro com a nossa missão de fortalecer e a consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade”, afirma Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Os desafios da implementação da LGPD na área da Saúde

Artigo anterior

Com mais de 20 mil usuários, PsicoManager automatiza processo de clínicas e profissionais de psicologia

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar