Home Inovação SUS tem exame que agiliza o diagnóstico da tuberculose em até 10 dias

SUS tem exame que agiliza o diagnóstico da tuberculose em até 10 dias

por Redação
0 comentário

Desde 2022, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) o teste em cultura líquida automatizada para detecção de micobactérias e o teste de sensibilidade aos antimicrobianos utilizados no tratamento da tuberculose, adotados pelos Laboratórios Centrais (Lacens) do país, que possibilita o diagnóstico da tuberculose em até 10 dias. Anteriormente, os resultados de exames saiam em até 40 dias. 

“O sistema automatizado de cultura líquida reduz o tempo de detecção das micobactérias com boa taxa de recuperação em relação ao meio de cultura sólido, além de permitir a realização do teste de sensibilidade a antibióticos para Mycobacterium tuberculosis”, destaca Érica Chimara. “Essa metodologia de exame pode contribuir para o aumento da cobertura da realização dos testes em todo o país, de forma padronizada, constituindo uma estratégia importante para o diagnóstico oportuno e controle da tuberculose em âmbito nacional”, finaliza a médica.

Entre os testes para diagnóstico da tuberculose, a cultura em meio sólido ou cultura em meio líquido é o padrão-ouro, sendo que a cultura líquida realizada nos instrumentos BD BACTEC, MGIT, por ser automatizada, possui uma proporção de detecção 17% mais alta que a cultura sólida. 

Fatores de risco para a tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch). Em casos mais raros, a doença também pode ser transmissível por outras micobactérias, como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. A doença prejudica principalmente os pulmões, além de possivelmente atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. Muitos dos novos casos de tuberculose são atribuídos a cinco fatores de risco: desnutrição, infecção pelo HIV, transtornos por uso de álcool, tabagismo e diabetes.  A vacina BCG, ministrada na infância, é indicada para prevenir as formas graves da doença.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside