Grupo Elfa utiliza tecnologia RFID para gestão de estoques

A eficiência é um ponto central para a cadeia de suprimentos e, na área da saúde, otimizar processos e acelerar o fornecimento de insumos aos centros de cuidado é fundamental. Frente a esse desafio, o Grupo Elfa buscou a multinacional FCamara para identificar oportunidades de ganho na gestão de estoques de produtos consignados.

Como resultado, o grupo estima um aumento na sua eficiência operacional de 23% e otimização do ciclo de receitas, com 90 dias de antecipação de recebimento para metade dos pedidos faturados, além de uma diminuição de até 95% em desperdícios.

Em parceria, as empresas pensaram em estratégias para impulsionar as vendas recorrentes, fortalecer a fidelização de clientes e assegurar um ciclo de recebimentos saudável. A solução busca ampliar a visibilidade do giro de produtos em estoque, minimizar perdas de insumos por vencimento, reduzir o lead time de recebimento e diminuir a taxa de churn (rotatividade) de clientes.

De acordo com Rafael Tobara, CIO do Grupo Elfa, a busca pela eficiência operacional no setor da saúde é uma prioridade inadiável. “Estamos empolgados com os resultados iniciais, afinal a nossa necessidade de reduzir custos, otimizar reposições e aprimorar a qualidade dos serviços é incontestável”, comemora.

Durante o processo, várias provas de conceito foram realizadas para identificar a solução ideal, concluindo que a automação da gestão de estoques por meio da tecnologia RFID seria a estratégia mais eficaz. Essa abordagem oferece uma
visão completa e em tempo real de cada item, desde sua origem até o destino, possibilitando a gestão do consumo com base nos prazos de vencimento. O resultado é uma expressiva redução dos desperdícios, prevendo uma diminuição de até 95%. A solução não apenas está transformando como o grupo gerencia seus produtos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), mas também traz rastreabilidade inteligente, permitindo um gerenciamento ágil e preciso de produtos e remessas.

Related posts

SEIDOR investe em vertical para atender indústria farmacêutica

Grupo São Cristóvão revoluciona gestão hospitalar com uso da tecnologia

Startup brasileira cria app para reduzir desperdício de comida em hospitais