A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, firmou parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, via Vibra Digital, focada em transformação digital, para a criação do curso Med.Fluencer, voltado para a capacitação de médicos na utilização de conteúdos digitais de forma estratégica, responsável e com credibilidade.
Os participantes vão aprender sobre os mistérios dos algoritmos nas redes, como fazer o melhor conteúdo de forma humanizada para atrair e engajar pacientes. Ao todo, serão Nove encontros divididos em seis módulos — com aulas online, imersões presenciais na BP e nos estúdios Band. Todas as aulas serão ao vivo, mas os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma do curso para serem assistidos de forma remota por 12 meses.
O curso faz parte do BP Educação e Pesquisa, marca da instituição que atua na formação de profissionais da saúde por meio de cursos técnicos, de pós-graduação, residência médica e eventos científicos. Também é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde para ajudar na evolução da medicina pelo país.
De acordo com Maria Alice Rocha, diretora executiva de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da BP, a parceria com a Band e a criação do curso é um passo importante da instituição para promover conhecimento e ajudar esses profissionais a se promoverem por meio das ferramentas de comunicação. “Para nós é uma satisfação promover conhecimento qualificado aos profissionais da saúde e a parceria com a Band, com sua forte tradição em comunicação, veio para somar e abrilhantar ainda mais o curso”, afirma a executiva.
O primeiro módulo será uma masterclass especial liderado pelo médico Fernando Maluf, oncologista da BP e um dos profissionais mais renomados do Brasil, e a jornalista da Band Adriana Araújo. Na oportunidade, vão abordar as melhores práticas, reputação e o poder do posicionamento. No segundo módulo, o tema será o papel do médico e o contexto das mídias atuais para desmistificar e atualizar o conhecimento das mídias, além de demonstrar como potencializar a imagem do médico e sua reputação.
O terceiro módulo será sobre a conexão do médico com a audiência. Neste tema, os médicos vão aprender como definir e falar com seu público-alvo, além de identificar principais indicadores para performance do conteúdo. Neste contexto, saber se expressar por meio de uma boa oratória e escrita são fundamentais para conseguir levar a mensagem de forma precisa ao público. Este tema será explorado no módulo quatro — construindo sua imagem com credibilidade.
Já o módulo cinco funcionará como um teste prático para os profissionais, que vão para o estúdio BP e terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido nos conteúdos anteriores, como fazer fotos, vídeos e roteiros para a atualização de suas redes na BP. Por fim, todos os alunos participarão de uma imersão presencial nos estúdios Band. Na oportunidade, cada médico irá preparar uma entrevista sobre um determinado tema dentro de sua área de atuação.
Os participantes receberão conteúdos exclusivos, como um guia em marketing digital para a construção de audiência e reputação; fotos profissionais para as diferentes redes sociais; guia de imagem e estilo para profissionais da saúde; e um guia de como falar com a imprensa. Os médicos com as melhores performances no curso poderão ser convidados a contribuírem como colunistas de saúde no portal da Band.