quinta-feira, novembro 21, 2024
Home News Startup aposta na popularização da IA no varejo farmacêutico

Startup aposta na popularização da IA no varejo farmacêutico

por Redação
0 comentários

Usar a análise de dados para mapear a jornada do consumidor e ajudar o gestor na tomada de decisões no ponto de venda. Essa é a proposta da Riverdata, startup que acaba de ingressar no ecossistema de inovação da venture builder Farma Ventures, com a meta de popularizar o uso a inteligência artificial no varejo farmacêutico.

De origem carioca, a startup elabora dashboards preditivos a partir do padrão de comportamento dos “shoppers” no interior e ao redor das lojas físicas por meio de uma plataforma própria de crowdsourcing de dados. Por meio de sensores com algoritmos de inteligência artificial para captação de dados no PDV, o software-as-a-service RivIA consegue extrair insights relacionados ao trajeto que o consumidor faz na farmácia.

São captadas informações sobre a escolha do endereço, os corredores por onde ele passa, em qual gôndola ele permanece mais tempo olhando os produtos, o item que mais chama sua atenção, o que ele coloca na cesta até chegar no checkout.

A startup quer incorporar às lojas físicas das farmácias o que já é realidade nos e-commerces. “De posse desses dados, o gestor consegue gerenciar melhor o estoque, identificar o sortimento mais adequado para determinada loja, acertar na precificação, no posicionamento do produto e, com isso, aumentar as conversões no médio prazo”, explica Claudio Júnior, fundador e CEO da Riverdata.

Para facilitar ainda mais a tomada de decisão, a Riverdata conectou o RivIA a uma plataforma de chatbot no WhatsApp. “Dessa maneira, a farmácia consegue consultar informações sobre quantos clientes passaram pela loja nos últimos meses e definir estratégias de vendas mais assertivas de acordo com as preferências daquele consumidor, por exemplo”, acrescenta.

Nascida a partir de um trabalho de conclusão de curso de engenharia de produção, a Riverdata existe há mais de um ano e atende outros setores do varejo. Agora está mirando tanto as redes associativistas como as farmácias independentes. “Esse conjunto de informações únicas compõe um crowdsourcing de dados determinantes para alavancar o volume de negócios”, finaliza o CEO.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside