quinta-feira, abril 18, 2024
Home News HC de Porto Alegre recebe destaque por uso de BI no gerenciamento de dose de pacientes

HC de Porto Alegre recebe destaque por uso de BI no gerenciamento de dose de pacientes

por Claudiney Santos
0 comentário

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre acaba de receber certificado de honra ao mérito pela excelência do uso do sistema de Business Intelligence (BI) da Agfa HealthCare. Ele Hospital foi premiado pelo uso da solução no gerenciamento de dose de pacientes. Com o título “Avaliação do uso de um sistema de Business Intelligence para gerenciamento da dose de pacientes submetidos a exames de medicina nuclear”, os autores desenvolveram painéis (dashboards) onde era possível visualizar as atividades e estimar as doses recebidas por pacientes durante os exames de medicina nuclear, aliando se estavam ou não de acordo com os protocolos estabelecidos pelo serviço de medicina nuclear.

Os resultados demonstraram uma redução na dose dos pacientes ao longo do tempo, contribuindo para a proteção radiológica destes e da equipe de trabalho, além da redução dos custos com insumos. A certificação foi entregue, aos Físicos  Médicos do HCPA,  durante o International Joint Conference RADIO 2017, realizado no final de setembro em Goiânia. 

A Instituição adotou a solução Business Intelligence que permite criar mecanismo de auditoria sistemática das listas de exames que serão laudados e avisos diários por e-mail que auxiliam as chefias no gerenciamento proativo.

Ao estabelecer indicadores e metas para o Hospital por meio da aplicação da tecnologia de BI, o resultado já é significativo quando se trata de diminuir o tempo dea tendimento. Outro fator que influencia nessa otimização é permitir que a informação seja consultada de forma imediata e, caso necessário, aplicar uma ação corretiva no mesmo momento.

A solução de BI auxilia na gestão dos serviços de diagnóstico por imagem, permitindo extração de dados do RIS/PACS (solução de armazenamento, visualização e distribuição de imagens médicas) para elaboração de análises estatísticas. Ainda, dispõe de ferramenta dashboard, que possibilita a visualização dos indicadores de desempenho em tempo real, ideal para o gerenciamento e otimização de todo o fluxo de trabalho, englobando desde o agendamento de exames até a entrega dos resultados.

Instituição pública integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fundado em 1971, é referência em saúde com padrões internacionais de qualidade e segurança.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside