Em um movimento estratégico disruptivo no setor de saúde, a Oncoclínicas&Co, maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, e a Hapvida NotreDame, maior empresa de saúde integrada do Brasil, anunciam colaboração para oferecer atendimento ambulatorial em oncologia. Essa iniciativa beneficiará mais de 600 mil vidas na região metropolitana de São Paulo e tem potencial de expansão para o interior do estado paulista, além de outras regiões como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná nos próximos meses. O serviço de radioterapia, hoje já contemplado para alguns produtos da Hapvida, também poderá ser ampliado.
Essa é a primeira iniciativa desse porte da Hapvida, companhia de saúde que se destaca entre as maiores do Brasil, junto a um prestador especializado em oncologia. O modelo adotado combina a expertise da Oncoclínicas na condução de tratamentos oncológicos de alta complexidade com a competência da Hapvida em promover saúde integrada, de qualidade e com preços justos. O objetivo das instituições é proporcionar soluções de excelência e custo-efetivas para pacientes, beneficiários e para a sociedade como um todo.
De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência global de câncer deverá aumentar significativamente nos próximos anos, com estimativas que apontam para mais de 35 milhões de novos casos anuais até 2050. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta cerca de 704 mil novos casos anuais no triênio 2023-2025, com tendência de crescimento contínuo. Até 2050, a IARC prevê que o país poderá registrar 1,15 milhão de novos casos anuais, um aumento de 83,5% em relação aos números atuais.
O projeto começou a ser desenhado em outubro de 2024, quando o fundador e CEO da Oncoclínicas, Bruno Ferrari, e a diretoria do Hapvida se reuniram para discutir soluções inovadoras para os desafios da oncologia suplementar. A partir desse encontro, foi concebido um modelo voltado à excelência na assistência oncológica, com processos mais ágeis e uma integração mais eficiente do cuidado.
A atuação conjunta desses dois grandes players se destaca pelo caráter inovador, combinando a expertise da Oncoclínicas em oncologia com o modelo de cuidado integrado da Hapvida. Juntas, as empresas têm o compromisso de transformar o acesso à saúde, com qualidade e de forma custo-efetiva, promovendo mais eficiência, acessibilidade e excelência no atendimento.
A Oncoclínicas se destaca como referência em oncologia por meio de uma plataforma que acompanha toda a jornada do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento. Seu modelo é reconhecido pelo padrão assistencial humanizado, pela infraestrutura que integra clínicas ambulatoriais e Cancer Centers, e por um Corpo Clínico de excelência. Além disso, a companhia investe continuamente em inteligência de dados, genômica e pesquisa clínica, impulsionando avanços no diagnóstico e tratamento oncológico.
Líder em saúde e odontologia na América Latina, a Hapvida conta com mais de 69 mil colaboradores e atende quase 16 milhões de beneficiários por meio de um ecossistema integrado. Sua rede própria conecta 88 hospitais, 77 prontos-atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Com presença estratégica em todas as regiões do Brasil, a empresa combina qualidade assistencial e escala, consolidando-se como protagonista na democratização do acesso à saúde de excelência no país.