A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) celebra nove anos à frente da gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), um marco importante para a população de Itabira e região. Desde 2016, a unidade tem passado por uma verdadeira transformação, se consolidando como referência regional em atendimento humanizado e inovação médica, voltado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o HMCC é referência para uma população estimada de 225 mil habitantes de 13 municípios da microrregião onde está localizado. Com 119 leitos disponíveis, sendo 20 de UTI’s, o hospital responde por mais da metade das internações realizadas em Itabira, oferecendo atendimento em ambulatório, internação, UTI, centro cirúrgico, serviços de hemodiálise para casos agudos, laboratório e diagnósticos por imagem. Só no último ano, foram mais de 32 mil pacientes-dias internados.
O compromisso da FSFX com a qualidade e o cuidado com as pessoas é um dos pilares dessa gestão. A maternidade do HMCC é um dos destaques da unidade. Ao longo desses nove anos, foram realizados mais de 9.800 partos, sendo 56% deles normais — o que demonstra o incentivo contínuo ao parto humanizado e seguro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o hospital mantém o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, que oferece orientação completa para gestantes e familiares sobre os cuidados com a gravidez, amamentação, vacinação e primeiros exames do bebê. Foram mais de 9.600 testes da orelhinha realizados no período.
Outro marco importante da gestão é a ampliação da oferta de cirurgias, com mais de 21 mil procedimentos realizados desde 2016. As iniciativas como os mutirões cirúrgicos se tornaram fundamentais para reduzir a fila de espera por procedimentos pelo SUS. Em 2024, o hospital realizou 3 mutirões de cirurgias ginecológicas, beneficiando mais de 130 mulheres que aguardavam há anos por cirurgias.
O último ano também foi de conquistas inéditas: inauguração do PACE – Posto Avançado de Coleta de Externa em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira e Fundação Hemominas, a ampliação de 14 leitos clínicos e a oferta do ambulatório de retorno a todos os bebês nascidos na maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas.
Para 2025, o objetivo da Fundação São Francisco Xavier e da administração do hospital é seguir ampliando o acesso e a resolutividade nos atendimentos de baixa e média complexidade, contribuindo para desafogar a rede da capital mineira e garantir um cuidado mais próximo e eficiente à população.
O aniversário de nove anos de gestão da FSFX no Hospital Municipal Carlos Chagas é, antes de tudo, uma celebração de vidas impactadas positivamente e de um compromisso que continua a transformar a saúde pública em Itabira e região, como conta o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim. “São nove anos de uma história construída com dedicação, respeito à vida e busca constante pela excelência. Cada atendimento, cada avanço e cada conquista refletem o nosso propósito de cuidar das pessoas com qualidade e humanização. Celebrar esse momento é reconhecer o empenho de cada profissional da FSFX e o apoio da comunidade”, destaca Flaviano.
Hospital Municipal Carlos Chagas
Gerido pela Fundação São Francisco Xavier desde 2016, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) é classificado como hospital geral e referência para uma população de 225 mil habitantes de 13 municípios da microrregião onde está inserido. O HMCC é responsável por 55% das internações em Itabira e está classificado como Organização Social de Saúde (OSS) pela Secretaria Estadual de Saúde.
O hospital conta com 119 leitos, sendo 20 leitos de UTI. Com uma equipe de 153 médicos, o HMCC atende às áreas de ambulatório, internação, UTI, maternidade, pediatria, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico, destinado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui profissionais com diversas especialidades, entre elas clínica médica, cirurgia, anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, reumatologia, hematologia, terapia intensiva, colonoscopia, radiologia, ecocardiografia, oftalmologia, angiologia, ginecologia, ortopedia. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar e administrativa formada por 500 colaboradores.