quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Fábricas de Cultura do Governo do Estado investem em IA para pessoas com deficiência visual

Fábricas de Cultura do Governo do Estado investem em IA para pessoas com deficiência visual

por Redação
0 comentário

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realizou a entrega de dispositivos eletrônicos voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência visual nas Fábricas de Cultura Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém, Cidade Tiradentes e São Bernardo do Campo no mês de fevereiro. Entre as novidades está a câmera para óculos OrCam MyEye, que proporciona visão artificial e acesso à informação sem a necessidade de conexão à internet. As bibliotecas das unidades já contam com Linha Braile, Leitor Autônomo, Leitor de Livros Digitais, Ampliador de Caracteres, Teclado Ampliado, Mouse Adaptado, Folheador Eletrônico e Impressora Braile.

“Nosso objetivo é oferecer aos alunos ainda mais acessibilidade, por meio das ações e atividades nas Fábricas de Cultura do Governo do Estado, investindo em equipamentos e infraestrutura de ponta. Em parceria com a Organização Social Catavento Cultural e Educacional, iremos entregar hoje seis unidades dos dispositivos eletrônicos para pessoas com deficiência visual”, afirma o secretário Sérgio Sá Leitão.

Tecnologia vestível

O Orcam MyEye consiste em uma câmera inteligente intuitiva que pesa apenas 22,5 g e mede 7,6 cm por 2,1 cm. Acoplada a uma armação, é capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, seja em livros, revistas, jornais, além de textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas, por exemplo. A velocidade dos equipamentos pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; também permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura – tudo isso offline.

O aparelho consegue, ainda, identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário

Acessibilidade nas Unidades

Atualmente, as Fábricas de Cultura da Zona Leste dispõem de acessibilidade em toda a sua infraestrutura predial, que favorece o acesso, bem como oferece a inclusão de pessoas com deficiência.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside