A digitalização dos serviços de saúde é cada vez mais exigida por todos os participantes da cadeia do setor. Neste cenário, a CTC – empresa brasileira com mais de 30 anos de atuação em TI – anuncia o lançamento oficial de um aplicativo do paciente, com motores de IA, desenvolvido para hospitais, clínicas e operadoras de saúde que buscam oferecer uma jornada digital unificada, fluida e personalizada para seus pacientes.
De acordo com o Mapa da Transformação Digital dos Hospitais Brasileiros de 2024, elaborado pela FOLKS, menos de 7% das instituições de saúde no Brasil contam com programas digitais capazes de acompanhar o histórico do paciente de forma efetiva, o que afeta diretamente o engajamento do usuário. Esta é uma das lacunas que o novo produto se propõe a preencher.
“Desenvolvemos o aplicativo com base nas reais necessidades do setor: um canal digital moderno, ágil e que não exija mudanças complexas nas estruturas de TI já existentes. Nosso foco está em facilitar a vida das instituições e proporcionar mais autonomia aos pacientes”, explica Arthur Ozassa, gerente de Negócios Digitais da CTC.
Centralização e personalização: a proposta do App CTC
A plataforma atua como um hub digital de relacionamento com o paciente, reunindo em um único ambiente:
- Carteirinha digital personalizada;
- Agendamento de consultas e web check-in;
- Atualização de dados cadastrais e de dependentes;
- Acesso a resultados de exames (via link externo ou API);
- Funcionalidade “como chegar” com geolocalização;
- Canal de contato direto com a instituição via formulário;
- Notificações push para lembretes e avisos importantes.
Além de estar disponível para Android, iOS e navegadores web, a solução pode ser implementada em 10 a 12 semanas, com baixa demanda sobre as equipes de TI dos clientes. O modelo é oferecido em SaaS, com suporte técnico, licenciamento acessível e infraestrutura em nuvem ou local.
Arquitetura tecnológica robusta e integração facilitada
Desenvolvido utilizando diversos motores de inteligência artificial, o aplicativo é integrado a plataformas de interoperabilidade, quer da própria CTC, o Fastcomm, ou da instituição, que permite conectividade com diferentes sistemas de gestão hospitalar (como Tasy, MV, Pixeon, Salux, entre outros), sem a necessidade de modificações nos sistemas legados. Essa capacidade de interoperabilidade torna a solução ideal para instituições que desejam modernizar a operação com segurança, escalabilidade e identidade institucional.
Resultados concretos e impacto na operação
Já em operação em grandes hospitais o aplicativo já impacta mais 100 mil pacientes, contribuindo para:
- Redução da sobrecarga nos canais presenciais de atendimento;
- Otimização do fluxo de agendamentos e cadastros;
- Engajamento do paciente com sua própria jornada de cuidado;
- Diminuição de custos operacionais, em linha com estudo da BCG, que aponta 35% de economia com a digitalização de processos no atendimento à saúde.
Um passo estratégico na digitalização da saúde
Com o aplicativo, hospitais e operadoras contam com uma ferramenta estratégica para acelerar a transformação digital, oferecendo aos pacientes mais controle, conveniência e segurança em todas as etapas da jornada de saúde. “Nossa solução possui uma interface moderna e entrega uma experiência digital completa, alinhada às expectativas de um paciente cada vez mais conectado”, conclui Ozassa.