Em um movimento estratégico, com foco em escalar o acesso à saúde de qualidade, dr.consulta, plataforma de gestão de saúde brasileira se reinventa mais uma vez e anuncia o lançamento de uma abordagem inovadora para o mercado B2B: o dr.consulta Empresas. Pensando, especialmente, nas pequenas e médias empresas e pessoas jurídicas que, muitas vezes, não conseguem proporcionar benefícios de saúde de qualidade aos colaboradores, a nova vertical chega ao mercado com a intenção de solucionar os desafios do setor, tanto para empregadores quanto funcionários.
Após alcançar um crescimento de 16% em sua receita em 2023, puxado, principalmente, pelo aumento de 120% dos cartões de benefícios de saúde, nesse movimento de expansão da sua atuação, o dr.consulta investiu cerca de R$ 20 milhões no lançamento e reposicionamento da marca para implementar novo modelo de saúde primária que utiliza rede integrada, inteligência artificial (IA) e outras tecnologias para elevar experiência dos pacientes e impulsionar os negócios.
“dr.consulta nasceu com uma missão clara de cuidar da saúde de todos e gerar um grande impacto positivo no mundo. Para isso, nos reinventamos todos os dias, desde 2011, quando nascemos e, agora, fazemos isso, mais uma vez, reforçando que os serviços de saúde precisam ir muito além das consultas tradicionais, atuando por meio de uma linha de cuidado personalizada e contínua, que foca na prevenção e cuida das pessoas em todos os momentos, não só quando estão doentes”, afirma Massanori Shibata Jr., CEO do dr.consulta.
Nessa nova fase, a empresa investiu em uma estratégia estruturada em três pilares principais de promoção à saúde, que contribuem para o empoderamento dos pacientes e de suas ações de autocuidado e autoconhecimento, com o apoio de dr.consulta. São eles: “Saúde como Movimento”, para estimular as pessoas a saírem da inércia e adotarem hábitos saudáveis como estilo de vida; “Saúde como Coletividade”, mostrando que o cuidar é uma responsabilidade de todos; e “Saúde como Conhecimento”, oferecendo ferramentas e conhecimento personalizado, estimulando o cuidado contínuo com a própria saúde.
Paulo Yoo, diretor de Ecossistema e Inovação, explica a abordagem: “para aproximarmos as pessoas da medicina preventiva, precisamos demonstrar que a atenção à saúde começa dentro de casa, nos hábitos diários de autocuidado, e permeia as relações e o coletivo, e abraçando mais pessoas nesse movimento pela saúde. E, para conectar todos esses pontos e apoiar nossos pacientes, entramos com informações de qualidade e tecnologias de ponta, que estão a um palmo de distância de nossos clientes. Desta forma, garantimos um acompanhamento constante do bem-estar de todos”.
dr.consulta Empresas: um novo caminho para escalar o acesso à saúde
Para avançar em seu objetivo de garantir que a saúde de qualidade seja um direito de todos, dr.consulta Empresas foca na atenção primária para atender às expectativas dos empregadores e dos colaboradores brasileiros, com uma abordagem pautada na assistência contínua, sem comprometer a saúde financeira dos empregadores.
A decisão responde a uma necessidade atual do mercado de saúde, onde estima-se que a atenção primária à saúde seja capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população¹. A marca avança nessa direção com um ecossistema integrado e tecnologia de dados, que utilizam dados, tanto nos serviços de saúde quanto no atendimento para conhecer e cuidar melhor dos pacientes.
Ao apostar no mercado B2B/PJ, dr.consulta Empresas vê a possibilidade de alcançar aproximadamente 100 mil empresas somente na região metropolitana de São Paulo que ainda não oferecem benefícios de saúde para seus colaboradores.
Mais do que isso, a marca pretende promover uma experiência única e personalizada aos seus clientes, levando o cuidado com a saúde para além do atendimento médico e que começa antes mesmo do agendamento, partindo de uma equipe multidisciplinar orientada para a saúde do paciente, desde a estrutura dos dados, até o enfermeiro, por meio do autoconhecimento e do autocuidado, e se materializa por meio de um amplo ecossistema de serviços, do pronto-atendimento online, telemedicina, exames, odontologia a tratamentos com preços acessíveis, garantindo um acompanhamento contínuo por uma vida mais saudável.
Esse movimento marca um novo momento no setor, priorizando a ampliação do conhecimento e do acesso à medicina preventiva para promover uma rotina mais saudável, com foco na qualidade de vida e assistência constante, aos pacientes, ao lado de parceiros estratégicos.
“Sabemos que apenas unindo forças a outros agentes do setor será possível descobrir novos caminhos e soluções de valor para toda a cadeia. Por isso, firmamos uma aliança com a Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e Secundário (Anebaps), que reforça nosso compromisso com o acesso e com a inovação para proporcionarmos a melhor experiência para nossos clientes B2C e B2B”, diz Shibata
Essa colaboração visa construir novas soluções acessíveis de cuidado e bem-estar dentro do cenário da saúde brasileira, de forma integrada, robusta e alinhada ao atual cenário econômico e social do país.
O serviço de assinatura do dr.consulta Empresas oferecido inclui consultas em mais de 60 especialidades, 30% de desconto em mais de 3.500 exames, pronto-atendimento e telemedicina em mais de 20 especialidades, procedimentos odontológicos, cirurgias em hospitais parceiros, linhas de cuidado (como para gestantes e pacientes com doenças crônicas), acesso a 29 centros médicos na Região Metropolitana de São Paulo e a possibilidade de agendamento de consultas e exames para até o mesmo dia.
dr.consulta Empresas também conta com um serviço de atendimento para os diversos perfis de Recursos Humanos, promovendo apoio por meio de tecnologia e inteligência de dados com um modelo preventivo que proporciona ao setor de RH acompanhamento da saúde de toda a sua população por meio de um ecossistema integrado de atenção primária, que possibilita um conhecimento aprofundado sobre as empresas e os seus times.
Reposicionamento de marca estruturado
Para refletir o novo momento de reinvenção do dr.consulta, a empresa lançou o mote “doutor em cuidar de você”, trazendo em sua narrativa o destaque que “consulta é muito mais que atendimento médico”, é a forma como a empresa cuida dos pacientes. O branding se materializa na renovação dos centros médicos e na modernização e otimização do modelo de conexão entre pessoas e serviços, que engloba a implementação de self check-in, novas áreas de conteúdo digital e de convivência, com o objetivo de promover jornadas mais acolhedoras.
Resgatando sua essência, a marca revisitou suas expressões, ajustando sua linguagem verbal e visual para conectar-se melhor com sua audiência, colocando-os como protagonistas da história. Para isso, se uniu a parceiros conectados com seu propósito, como Eris Colors (Erik Gonçalves), fotógrafo da comunidade de Pimentas, que trabalha com um casting de pessoas reais, e Digital Favela, agência especializada em influenciadores comunitários.
“Conhecendo profundamente nosso público e clientes, sabemos quais ações de marketing de impacto podem contribuir com nosso propósito de promoção do acesso à saúde. Ter pessoas que vivem a realidade das comunidades conosco neste momento é ter a certeza de que levaremos um conteúdo autêntico e cheio de conexão para as pessoas”, diz Gabriela Zaninetti, diretora de Growth e Marketing do dr.consulta.
Compreendendo a origem de dr.consulta e de seus clientes, a parceria permitirá que a comunicação e as ações da marca sejam genuínas, respeitem e valorizem o público, contribuindo para relações de confiança, acolhimento e aprendizado.