segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Carreta da Mamografia realiza mais de 24 mil exames em 2023 pelo Programa Mulheres de Peito

Carreta da Mamografia realiza mais de 24 mil exames em 2023 pelo Programa Mulheres de Peito

por Redação
0 comentário

O programa Mulheres de Peito, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – instituição social filantrópica de saúde, referência em diagnóstico por imagem – atendeu 24.690 mulheres em São Paulo em 2023. Nas 50 cidades por onde passou, recebeu uma média de 493 pacientes por campanha, promovendo acesso da população à atenção básica em saúde, incentivando mulheres a realizar os exames gratuitamente e prestando apoio ao Sistema Único de Saúde.

Entre as atendidas, 65,35% tinham entre 50 e 69 anos; 24,73% tinham de 35 a 49 anos e 9,92% são 70+. “Essa estatística reflete o perfil dos principais pacientes da FIDI, que são mulheres 50+. Elas se cuidam mais, possuem a rotina de ir a médicos ginecologistas e são os principais públicos de campanhas bem-sucedidas de atenção aos cuidados com a saúde”, explica a doutora Vivian Milani, médica radiologista da Fundação.

Do total de exames realizados pela FIDI nas carretas, 306 foram encaminhados para tratamento. A mamografia é um exame indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se for detectada em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no estado de São Paulo, estima que em 2023 ocorreram 20.470 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

“O Programa Mulheres do Peito leva o acesso a exames diagnósticos, ampliando a prevenção de enfermidades relacionadas à mama. As carretas agilizam o diagnóstico e impactam positivamente a vida de muitas pacientes que aguardavam para realizar um exame de extrema importância para a saúde da mulher”, detalha a doutora Vivian.

Sobre a Carreta da Mamografia

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, localizado na capital paulista. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população à atenção básica em saúde.

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, supervisor e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

O projeto existe desde 2014, e as carretas, adaptadas para atender pacientes com deficiências, cadeirantes ou com mobilidade reduzida, já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 254 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas. Atualmente, o Programa Mulheres de Peito realiza biópsia e, em caso de necessidade de novos exames, a mulher é encaminhada para unidade de saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside