O Clinicarx é uma plataforma digital especializada na gestão de serviços de saúde voltados ao mercado farmacêutico. A proposta de valor da solução está na entrega de um modelo pronto e validado para implantação de serviços de saúde nas farmácias. A plataforma permite padronização do atendimento para diversos serviços, desde checkups de saúde, vacinação, acompanhamento de pacientes crônicos e testes laboratoriais remotos, com acesso automático à avaliação de resultados. É possível gerenciar preços, custos e checkout ao fim do atendimento, além de gerar um prontuário eletrônico com análises da condição clínica do cliente embasadas por algoritmos.
No caso dos testes laboratoriais remotos, voltados ao rastreamento de condições como gravidez (Beta-HCG), hemoglobina glicada, PSA, dengue, hepatite C, HIV e sífilis, o sistema guia o farmacêutico por uma breve análise sobre o motivo do exame. Depois de concluído, a plataforma interpretará o resultado, indicando a melhor orientação ao paciente, situações de encaminhamento e fornecendo o laudo através de um laboratório clínico central.
Fundada em 2016, conquistou, em pouco tempo, a adesão de grandes varejistas do setor. A startup já atua em mais de 1.400 estabelecimentos de redes como Drogaria Araujo, Drogaria Venancio, Farmácias Pague Menos, Farmácias Vale Verde, Farmácias São João e Grupo DPSP, distribuídos por 390 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Em 2019, suas soluções contribuíram para viabilizar mais de 1 milhão de atendimentos clínicos nas farmácias.
Um de seus fundadores é Cassyano Correr, farmacêutico e professor da Universidade Federal do Paraná, com ampla experiência na área, é um dos criadores do programa Assistência Farmacêutica Avançada, da Abrafarma, que vem redesenhando o papel das farmácias no Brasil.
“O objetivo é estabelecer um padrão nacional para a realização de serviços farmacêuticos, sustentado por um plano de negócios que monitore desde a implantação até o faturamento. Com essa estratégia, as empresas ganham respaldo para gerar novas receitas e ampliar a fidelização dos clientes”, destaca Correr.
Materiais de apoio e capacitação
Para auxiliar as farmácias a promover seus serviços, são disponibilizados materiais de marketing offline e online, consultoria personalizada e relatórios contínuos de resultados, para entender oportunidades de expandir os negócios. Há ainda um aplicativo mobile destinado aos clientes da farmácia, que permite ter todas as suas informações de saúde da farmácia em um único lugar.
Como parte do escopo de trabalho, o Clinicarx conta ainda com uma plataforma de ensino à distância, que capacita farmacêuticos das empresas clientes para realizar esses serviços. Os cursos já atraíram mais de 4,3 mil profissionais, com mais de 2,9 mil certificados já emitidos.
Para Cassyano Correr, o varejo farmacêutico brasileiro já assimilou a importância de sair do modelo de entrega de medicamentos para focar no relacionamento e na entrega de soluções de saúde para seus clientes. “No entanto, com registros manuais e sem um plano de negócio delineado, o risco de fracasso é de 100%. Nossa ferramenta harmoniza tecnologia, conhecimento clínico e científico para transformar esses novos serviços em garantia de rentabilidade para o setor”, argumenta.
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