Home News Faculdade Sírio-Libanês lança cursos de graduação para formação de profissionais

Faculdade Sírio-Libanês lança cursos de graduação para formação de profissionais

por Redação
0 comentário

O mercado de saúde vem exigindo cada vez mais mão de obra qualificada e formação de profissionais multidisciplinares. O Sírio-Libanês já atua, por meio da divisão de ensino e pesquisa, na área de pós-graduação, especialização e residência médica há mais de duas décadas, mas diante da demanda do mercado, está lançando uma nova área de atuação. Para suprir a lacuna por profissionais mais bem preparados na sua formação base para o mercado, a instituição está inaugurando a Faculdade Sírio-Libanês, oferecendo pela primeira vez cursos da graduação na instituição. A faculdade dará espaço para cursos de graduação para formação de profissionais de saúde nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia — de forma presencial.

As inscrições para o vestibular devem ter início na segunda quinzena de julho e as aulas acontecerão em um novo espaço criado especialmente para a Faculdade Sírio-Libanês, em um prédio moderno ao lado da Avenida Paulista, na região central da cidade de São Paulo, facilmente acessível por transporte público, próximo à sede do Hospital. Serão 11 andares com toda estrutura de ponta, com salas equipadas com instrumentos de ensino de última geração e laboratórios de simulação.

Desde sua fundação, a ciência está no DNA do Sírio‑Libanês, que trabalha no desenvolvimento de projetos e cursos de aprimoramento profissional de médicos, profissionais da saúde e gestores da área, além de estimular a investigação científica com o objetivo de contribuir para uma assistência à saúde humanizada e de excelência. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), ensino a distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas.

Aproximadamente 18 mil alunos participam anualmente das atividades da instituição, que possui programa de mestrado e doutorado em ciências da saúde com nota 5 na avaliação da Capes, e 18 programas de residência, com cerca de 300 profissionais ativos. “Conquistamos nota máxima na avaliação do MEC em quatro cursos, comprovando nossa excelência em saúde. O curso de medicina será um dos que a instituição planeja oferecer futuramente”, explica Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês.

Outro pilar que credencia a instituição a atuar na área de graduação, é gestão na área da saúde nos projetos de pesquisa. O Sírio-Libanês tem contato tanto com paciente do setor público como privado e pode, portanto, ajudar na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica.

Mais do que trazer para o aluno a excelência médica e clínica dos profissionais do Sírio-Libanês para a sala de aula, os cursos de graduação da instituição terão, além de grande foco em qualidade de conteúdo e inovação no processo de aprendizagem, um Programa de Desenvolvimento, Carreira e Políticas de Incentivo e um Programa de Apoio Psicopedagógico Inclusão e Diversidade. A instituição oferecerá uma personalização no processo de aprendizagem, que será único para cada pessoa. “Nossas metodologias e ferramentas de aprendizagem focam nas competências teóricas e práticas, com rotações clínicas e estágios nos melhores centros de saúde do país, além de aulas espelho internacionais, dupla titulação e intercâmbios para as áreas de ensino e pesquisa”, explica Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

O Sírio-Libanês tem contato tanto com paciente do setor público como privado e pode, portanto, ajudar na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica, segundo explica Nigro.

A graduação do Sírio-Libanês contribuirá para a formação médica com olhar de diferentes realidades, mantendo sempre o foco na atenção primária e em tecnologia. “Neste sentido, é muito importante hospitais de excelência como o Sírio-Libanês, que acolhem os pacientes com base na melhor medicina, com credenciamento nacional e internacional e com protocolos clínicos reconhecidos façam seu papel para ajudar a formar novos profissionais da saúde”, diz Ganem.

A área de ensino caminha lado a lado com a pesquisa. Nos últimos cinco anos, foram publicados mais de 2.800 trabalhos científicos em revistas internacionais da área médica, sendo que cerca de 75 ensaios clínicos de intervenção, contam com a participação de 500 pacientes, metade deles oriundos do Sistema Público de Saúde (SUS). Ano passado foram 405 trabalhos publicados em revistas científicas. Este 2022, até o momento, já foram 212 artigos e contabilizados 7.222 citações de estudos do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. “Nosso contato tanto com paciente do setor público como privado nos credencia a investir de forma direta na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica”, informa Ganem.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside