Home News Intel torna tecnologia mais acessível para pessoas com perda auditiva

Intel torna tecnologia mais acessível para pessoas com perda auditiva

por Redação
0 comentário

Mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com perda auditiva, e a Organização Mundial da Saúde prevê que até 2050 esse número aumentará para mais de 2,5 bilhões de pessoas. E a tecnologia está cada vez mais central em todos os aspectos da existência humana. Ela tem o potencial de desbloquear novas possibilidades poderosas, como ajudar as pessoas a ouvir o que não conseguiriam ouvir por conta própria.

A tecnologia é fundamental para ajudar pessoas com deficiências a viver de forma independente e participar plenamente em todos os aspectos da vida. Diante desse cenário, a Intel vem desenvolvendo pesquisas para melhorar a acessibilidade para pessoas com perda auditiva a partir de várias perspectivas. Vários projetos estão em andamento na empresa para aumentar o acesso a dispositivos de assistência e melhorar sua integração com outras tecnologias.

Um deles vem sendo desenvolvido em colaboração com a Accenture e a 3DP4ME, que está utilizando a impressão 3D para levar tecnologia assistiva às pessoas em países em desenvolvimento. A 3DP4ME, parceira da Iniciativa de tecnologia RISE da Intel, está atualmente testando seu projeto na Jordânia, realizando escaneamentos das orelhas de crianças e imprimindo aparelhos auditivos sob medida para elas. A aplicação da impressão 3D aumenta o acesso a aparelhos auditivos, pois é mais rápida e menos cara do que os métodos tradicionais de fabricação.

“O trabalho anterior de fornecer aparelhos auditivos para crianças envolvia a confecção artesanal de moldes auriculares personalizados. Era um ofício que exigia muito trabalho e só era possível fabricar quatro ou cinco aparelhos auditivos por dia”, diz Jason Szolomayer, fundador da 3DP4ME. “Havia longos tempos de espera, mesmo após os exames das crianças. O uso da impressão 3D nos permite ampliar o serviço que oferecemos às famílias e às crianças que precisam de aparelhos auditivos.”

O objetivo é expandir essa capacidade para alcançar milhares de pessoas necessitadas e, em última instância, democratizar as soluções auditivas em todo o mundo. Pat Gelsinger, CEO da Intel, que utiliza um aparelho auditivo, também está trabalhando para conscientizar sobre a importância.

Melhorando a conectividade dos aparelhos auditivos com os computadores

À medida que as pessoas usam cada vez mais os computadores para trabalho, escola e atividades sociais, a tecnologia assistiva deve se integrar perfeitamente aos PCs. Em colaboração com os principais fornecedores de aparelhos auditivos, a Intel está trabalhando para melhorar a experiência do usuário ao conectar aparelhos auditivos a laptops. Com a ajuda de funcionários com deficiência auditiva, uma equipe do Grupo de Computação do Cliente (CCG) da Intel está trabalhando para usar o Bluetooth LE Audio para permitir uma conexão direta entre os aparelhos auditivos verificados “Engineered for Intel Evo e os PCs Intel Evo, e fechar a lacuna de compatibilidade que atualmente limita a capacidade das pessoas de usar seus aparelhos auditivos em seus computadores.

A experiência atual depende de muitos fatores, incluindo o tipo de computador e o tipo de aparelho auditivo, e requer um dispositivo intermediário, como um dongle ou uma caixa dedicada. Pessoas que usam aparelhos auditivos geralmente precisam participar de reuniões em vários dispositivos, usar legendas para apresentações em uma tela separada e usar um fone de ouvido além do aparelho auditivo. A Intel espera que essa colaboração ajude a melhorar esse processo e crie uma conexão sem fio entre aparelhos auditivos e PCs.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside