terça-feira, julho 16, 2024
Home News Google Cloud lança solução de IA para acelerar a descoberta de medicamentos

Google Cloud lança solução de IA para acelerar a descoberta de medicamentos

por Redação
0 comentário

O Google Cloud anunciou o lançamento de duas novas soluções de ciências da vida baseadas em inteligência artificial (IA) para acelerar a descoberta de medicamentos e o desenvolvimento da medicina de precisão em empresas farmacêuticas, de biotecnologia e outras organizações da área de saúde, de acordo com um comunicado à imprensa feito na semana passada.

Uma das soluções, denominada Target & Lead Identification Suite, foi projetada para ajudar as equipes de pesquisa a identificar com mais eficiência a função dos aminoácidos e prever a estrutura da proteína para impulsionar a eficiência do design de medicamentos in sílico — através de simulação computacional. A outra solução, batizada de Multiomics Suite, serve para auxiliar os pesquisadores na interpretação de dados genômicos e multiômicos em um esforço para promover tratamentos de medicina de precisão.

“Há muito tempo estamos envolvidos na criação de novas ferramentas para entender e trabalhar com o código da vida, como computação de alto desempenho para análises genômicas e inteligência artificial que pode prever modelos tridimensionais de proteínas”, disse Shweta Maniar, diretora global e de estratégia e soluções de ciências biológicas do Google Cloud, no comunicado à imprensa. “Essas novas soluções lançadas hoje podem transformar as organizações de ciências biológicas, acelerando a descoberta de medicamentos e levando a terapêutica ao mercado mais rapidamente. Quando os pacientes estão esperando por aquele tratamento que salva vidas no tratamento do câncer ou aquele remédio de qualidade de vida para enxaquecas, esse tempo de comercialização mais rápido pode ter um impacto incrivelmente positivo nas vidas”, afirma.

O Target and Lead Identification Suite inclui recursos de ingestão de dados, identificação de alvos e identificação de leads para dar suporte a pipelines de descoberta de medicamentos. A função de identificação de alvo também tem o potencial de ajudar as partes interessadas a avaliar a função da mutagênese de aminoácidos, prever estruturas de anticorpos ou acelerar o design de proteínas de novo, de acordo com o comunicado de imprensa.

O Multiomics Suite também inclui ingestão de dados, além de funções de análise secundária e terciária para avançar a genômica clínica e a medicina de precisão. A ferramenta foi projetada para reduzir o tempo e os custos associados à aquisição, armazenamento, compartilhamento e análise de dados genômicos e multiômicos.

As primeiras empresas a adotar as soluções são a Pfizer, Cerevel e Colossal BioSciences.

Uma postagem no blog da empresa feita por Shweta indica que o Target and Lead Identification Suite e o Multiomics Suite fazem parte da estratégia do Google Cloud para promover as ciências da vida por meio da IA generativa. No mês passado, o Google compartilhou o progresso em várias de suas iniciativas de IA generativa relacionadas à saúde.

Um dos principais anúncios que a empresa fez foi que o Med-PaLM 2, uma versão do Pathways Language Model (PaLM) original do Google ajustado para o domínio médico, seria disponibilizado para clientes selecionados para testes limitados. Ao longo do teste, os usuários fornecerão feedback sobre a ferramenta e seus possíveis casos de uso de assistência médica, como resumir a documentação clínica, obter informações de dados não estruturados e responder a perguntas médicas complexas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside