Para marcar a conscientização sobre o uso racional de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) acaba de lançar a campanha “Ilumine a consciência”, uma iniciativa que visa alertar a população sobre os riscos das interações medicamentosas, muitas vezes presentes no dia a dia sem que as pessoas se deem conta.
A campanha, que integra as ações de conscientização pelo uso racional de medicamentos, destaca que a combinação de certos medicamentos, inclusive com alimentos, bebidas ou outros produtos pode gerar efeitos adversos graves, colocando a saúde em risco. Outro alerta é que o uso indiscriminado de medicamentos pode mascarar sintomas, atrasar diagnósticos e agravar quadros clínicos
Como parte da mobilização, pontos emblemáticos da cidade de São Paulo serão iluminados na cor azul, simbolizando a necessidade de trazer luz à consciência da população sobre o tema. A iluminação especial também homenageia o papel do farmacêutico como profissionais essenciais para o uso seguro e eficaz dos medicamentos
O CRF-SP também irá afixar cartazes com exemplos de interações medicamentosas em todas as Seccionais no Estado em que a população saberá, por exemplo, que AAS (ácido acetilsalicílico) com bebida alcoólica pode aumentar do risco de sangramento no estômago.
Arena Corinthians/
A ação se estenderá durante o jogo Corinthians e Internacional pelo Campeonato Brasileiro em que mensagens orientativas sobre o uso de medicamentos serão exibidas nos telões dentro da arena Corinthians.
Além disso, no dia 5/05, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, haverá um treinamento para farmacêuticos de todo o Estado sobre o uso racional de medicamentos para que esses profissionais possam orientar ainda mais a população com excelência.
“A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos continuam sendo uma preocupação constante. Queremos chamar a atenção para o fato de que interações medicamentosas não são exceção, e sim uma realidade frequente. Por isso, é fundamental buscar orientação farmacêutica”, afirma o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow.
Exemplos de interações medicamentosas
AAS (ácido acetilsalicílico) + bebidas alcoólicas = aumento do risco de sangramento no estômago.
Anticoncepcional + Vitamina C (acima de 1g) = Aumento dos níveis do hormônio da pílula (etinilestradiol) no sangue.
Anticoncepcional + Antibiótico = Efeito reduzido e aumento das chances de gravidez.
Leite + Antibiótico = Redução do efeito do medicamento.
Paracetamol + anti-inflamatórios não esteroides = pode potencializar os efeitos terapêuticos e os tóxicos. A superdosagem aguda pode causar necrose hepática.