Com crescimento de 12%, FIDI expande inovação tecnológica entre 2021 e 2023

Para cada R$1,00 investido a título de imunidade tributária, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), gestora de serviços de diagnóstico por imagem em São Paulo e Goiás, retornou R$10,90 em benefício da saúde e bem-estar da população e do desenvolvimento sustentável do Brasil. Este é um dos resultados da aplicação da metodologia de Análise de Valor na instituição, referente ao período de 2019 e 2023, divulgada recentemente. Ao longo de dois anos, entre 2021 e 2023, o retorno cresceu 12%. A expectativa é que, nos próximos meses de 2024, a FIDI aumente os investimentos em tecnologia e inovação, a partir da ampliação da atuação em medicina diagnóstica remota, principalmente para agilizar a emissão de laudos emergenciais.

“O acesso ao melhor em diagnóstico por imagem promove saúde e bem-estar para as gerações presentes e futuras. Para tanto, lutamos de maneira incessante para que os nossos serviços sejam reflexo para levar a saúde até as pessoas de maneira humanizada, por meio de exames diagnósticos confiáveis, ágeis e precisos”, destaca Simone Vicente Reis, CEO da Fundação.

Na metodologia de Análise de Valor é considerado o retorno direto – a partir da comparação com o capital total investido pela FIDI em suas atividades – e o retorno total – a partir da comparação com os indicadores de resultado, valor e impacto obtidos pela prestação de serviços para os públicos de interesse e beneficiários. Para o relatório, são verificados indicadores tangíveis e intangíveis, como estruturas, processos e tecnologias; disponibilização de soluções, produtos e serviços diferenciados; cultura organizacional, excelência na gestão da qualidade; atendimento de saúde à comunidade; inovação e aplicação do conhecimento, entre outros.

Números

Atualmente, a FIDI é a principal empresa de diagnóstico por imagem no Sistema Único de Saúde (SUS). No relatório da Análise de Valor, também constam os números de 2023, que foi encerrado com 83 unidades instaladas nos estados de São Paulo e Goiás. Além disso, a Fundação conta com três unidades móveis de mamografia para o programa “Mulheres de Peito”, uma parceria desde 2014 com a Secretaria de Estado da Saúde para levar exames de mamografia gratuitos de forma itinerante pelo Estado de São Paulo. Só em 2023, foram atendidas 24.690 mulheres pelo projeto em 50 municípios do Estado, sendo que 306 pacientes foram encaminhadas para tratamento.

A FIDI apresentou ainda percentuais excelentes de satisfação dos pacientes, clientes, colaboradores e públicos atendidos. A instituição possui um percentual de 85% de satisfação de clientes e pacientes, além de um NPS (Net Promoter Score) de 70%, situando-se em zona de qualidade deste indicador, sendo que em 2019 o NPS foi de 56%. Já a satisfação dos colaboradores é um pouco maior, ficando em 88% nas questões avaliadas.

“Vale ressaltar que desempenhamos um papel fundamental na promoção da pesquisa científica e tecnológica, atuando como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), para impulsionar o progresso do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de soluções que beneficiem a sociedade. Com o compromisso de democratizar o acesso a tecnologias de ponta, estamos introduzindo no SUS as mesmas soluções de IA usadas no setor privado da saúde do Brasil e internacional. A partir de grandes volumes de dados, os nossos esforços em IA focam no desenvolvimento e validação de novas tecnologias que melhorem a prestação de serviços diagnósticos”, acrescenta Simone Vicente Reis.

Related posts

Ética Médica: Da formação acadêmica à prática clínica

Instituições tornam-se mais resilientes após ataques cibernéticos, aponta pesquisa

Nova Tecnologia da Beth Health Tech foca no cuidado dos pacientes fora do hospital