A GSK apresentou um novo chatbot gratuito no WhatsApp com foco em prevenção ao HIV. A ferramenta, chamada “Tudo sobre PrEP”, foi desenvolvida pela empresa Smarters e oferece atendimento anônimo e personalizado 24 horas por dia. O objetivo é ampliar o acesso à informação de forma acessível, empática e baseada em ciência.
O chatbot adapta suas respostas conforme o nível de conhecimento do usuário, seu histórico de uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e sua localização. Além de esclarecer dúvidas sobre o HIV, a ferramenta identifica métodos preventivos mais adequados para cada perfil e indica serviços de saúde próximos. A iniciativa busca ajudar especialmente pessoas da comunidade LGBT+, grupo com prevalência estimada de 18,4% de HIV entre gays e homens que fazem sexo com homens, segundo dados do Ministério da Saúde.
“A iniciativa revoluciona o acesso à informação, potencializando o aumento do conhecimento das pessoas e gerando resultados reais na adesão à PrEP no país”, afirma Roberta Corrêa, diretora da Unidade de Negócios de HIV da GSK/ViiV Healthcare.
A PrEP oral é oferecida gratuitamente pelo SUS para pessoas a partir de 15 anos com mais de 35 quilos e maior risco de exposição ao HIV. Pode ser utilizada de forma contínua ou sob demanda. A versão injetável, ainda não disponível no Brasil, apresentou bons resultados no estudo ImPrEP CAB Brasil, com maior adesão e nenhum caso de infecção registrado durante o uso.
“A tecnologia do chatbot permite que o diálogo sobre saúde aconteça no ritmo e no contexto de cada pessoa, respeitando sua privacidade”, explica Diego Bujaldon, Chief Project Officer da Smarters.
A GSK também lançou o site “Tudo sobre PrEP”, com informações detalhadas sobre métodos preventivos e dados sobre a epidemia de HIV no Brasil. O chatbot está disponível pelo número (21) 2018-1028. Para iniciar a conversa, basta enviar um “Olá” no WhatsApp.
Siga o Saúde Digital News no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias.