Home News Mais de 230 unidades de saúde e educação infantil recebem certificação por melhorar atendimento a crianças na primeira Infância

Mais de 230 unidades de saúde e educação infantil recebem certificação por melhorar atendimento a crianças na primeira Infância

por Redação
0 comentário

A primeira infância é uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança. Para garantir o cuidado integral nessa etapa da vida, o UNICEF desenvolveu a estratégia UAPI – Unidades Amigas da Primeira Infância, em parceria estratégica com Roche, com o objetivo de contribuir com seis capitais na promoção de serviços públicos de excelência para primeira infância: Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Fortaleza. Em um ano, 469 unidades básicas de saúde (UBS) e 106 unidades de educação infantil participaram da UAPI e 235 foram certificadas por melhorar indicadores relacionados ao atendimento na primeira infância. Os resultados da UAPI são tema de evento em Brasília nessa quinta-feira, 26 de outubro.=

Entre as 235 unidades certificadas, 165 eram UBS, alcançando mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades eram de educação infantil, atendendo 8 mil bebês e crianças. “O esforço intersetorial, fortalecendo capacidades dentro dos serviços públicos, que já atendem grande parte da população, é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala”, diz Luciana Phebo, chefe de saúde do UNICEF no Brasil.

Nas unidades que participam da UAPI, houve importantes melhorias nos indicadores de saúde, com destaque para o aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalência de crianças até 6 meses em aleitamento materno exclusivo, entre outros. “Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida”, afirma Maíra Souza oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

Em um ano, mais de 2.9 mil profissionais de saúde e educação infantil foram capacitados por meio da estratégia UAPI. A capacitação online é composta de três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância, além disso, ocorreram capacitações presenciais sobre atendimento às crianças com deficiência e doenças raras e prevenção contra as violências na primeira infância.

“A educação infantil é uma etapa essencial para o pleno desenvolvimento de nossas crianças, trazendo contribuições relevantes ao longo de toda a vida. A UAPI demonstra que é possível avançar nos indicadores de saúde e de educação para assegurar os direitos da primeira infância”, afirma Mônica Pinto, chefe de educação do UNICEF no Brasil.

“Investir em saúde e educação é o melhor caminho, senão o único, para construirmos um futuro de mais equidade para o Brasil. Precisamos dialogar e colaborar para que os aprendizados gerados por projetos como as UAPIS nos ajudem a construir políticas públicas que melhorem a atenção primária no país”, comenta Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside